Percepção dos pais de crianças pequenas sobre o Ensino Remoto e o Estilo Parental assumido durante a pandemia do COVID-19
Maria Paula Cavalcanti Carvalho ; Célio Rodrigues Leite ; Débora Quetti Marques de Souza
Resumo
A pesquisa a seguir é fruto de um estudo realizado com cuidadores parentais de crianças com idade da primeira infância que atualmente estão matriculadas na Educação Infantil, sendo esse estudo marcado pela Teoria dos Estilos Parentais direcionada aos respondentes por intermédio das instituições escolares e tem como objetivo principal compreender a percepção dos pais de crianças pequenas sobre o Ensino Remoto e o Estilo Parental durante a atual pandemia. Para a coleta de dados adotou-se um questionário online que contemplou trinta e nove perguntas dirigidas aos cuidadores parentais, inspiradas nos doze princÃpios da Educação Positiva e contou como amostra de respondentes cento e trinta e seis adultos. A análise de dados foi construÃda tomando como base a Análise de Conteúdo que provoca a edificação de um estudo que prioriza a categorização e a organização dos dados, os mesmos se mostram como cruciais para a estruturação dos achados. Para a discussão dos dados, elegeu-se como categorias de análise: Professores, Envolvimento dos cuidadores parentais, Criança enquanto estrutura rizomática e Comportamento dos adultos. A pandemia do Covid-19 lançou desafios aos adultos (professores e cuidadores parentais), e ambos tiveram suas atribuições multiplicadas pela sobrecarga que o ensino remoto trouxe, os professores demonstram uma educação firme e gentil pela óptica dos pais, enquanto a famÃlia precisa investir mais nas regras e no uso de tempo de qualidade com suas crianças.
Palavras-chave
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Submitted date:
03/24/2021
Reviewed date:
07/01/2021
Accepted date:
08/09/2021
Publication date:
09/13/2021