Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação

A trajetória das políticas públicas voltadas ao estudante superdotadono Brasil

Patrícia Gonçalves ; Tania Stoltz

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Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória das conquistas legais em apoio aos estudantes superdotados no Brasil. Apresentaremos uma retrospectiva da legislação que assegura direitos, fundamenta e orienta a identificação e o atendimento a este público. Para tanto, faremos uso da metodologia revisão de literatura, nos debruçando sobre as principais leis, decretos e normativas que respaldam os direitos do superdotado em quase 100 anos de história desde a chegada da professora Helena Antipoff em nosso país, com suas primeiras iniciativas de atendimento à educação especial, incluindo os estudantes superdotados. Contudo, não podemos apenas citar a legislação sem realizar uma leitura crítica a respeito de seus impactos na vida dos estudantes, analisando de que forma os atendimentos assegurados por lei estão, na prática, sendo realizados. Neste sentido, percebemos que muitas salas de atendimento não contam com infraestrutura adequada e que muitos projetos idealizados por professores e estudantes acabam sendo interrompidos por falta de apoio financeiro. Assim, concluímos que, apesar de muitos avanços legais na área da superdotação no Brasil, ainda faltam investimentos e condições adequadas para que o desenvolvimento dos estudantes superdotados seja efetivamente realizado e nenhum talento seja mais desperdiçado.

Palavras-chave

educação; políticas públicas; superdotados.

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Submetido em:
24/03/2021

Revisado em:
29/06/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

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