Educação para e pelo amor na família e a formação de valores humanistas
Education for and throught love in the family and the formation of humanist values
La educación por y para el amor en la familia y la formación de valores humanistas
Priscila Batista de Matos, Sumaia Midlej Pimentel Sá
Resumo
A educação para e pelo amor na família influencia na formação de valores e virtudes da criança em desenvolvimento, principalmente na constituição daqueles valores e virtudes que vão conduzir à formação de uma cultura humanista. Entende-se por educação para e pelo amor aquela realizada dentro do lar, pela família, de forma amorosa, com o intuito de desenvolver valores humanos. A família é compreendida como o principal espaço de desenvolvimento do indivíduo e transmissão cultural, enquanto o amor é entendido como uma força ativa, a origem de todas os valores e virtudes humanos que fazem a pessoa de bem. Procurou-se, a partir dos estudos de Erich Fromm, Pierpaolo Donati, Leonardo Boff, Paulo Freire, Jean-Jacques Rousseau e Henrique Vieira, investigar se a educação para e pelo amor, quando realizada pelas famílias, influencia no desenvolvimento de valores humanistas. Os resultados apontam que apesar das mudanças por que passa a família, da diversificação das formas de organização familiar com reflexos no cuidar e no educar dos filhos, a família permanece a base da sociedade enquanto a essência do ser humano permanece feita de amor.
Palavras-chave
Abstract
Education for and through love in the family influences the formation of values and virtues of the developing child, mainly in the constitution of those values and virtues that will lead to the formation of a humanist culture. Education for and through love is understood to be education carried out within the home, by the family, in a loving way, with the aim of developing human values. The family is understood as the main space for individual development and cultural transmission, while love is understood as an active force, the origin of all human values and virtues that make a person good. Based on the studies of Erich Fromm, Pierpaolo Donati, Leonardo Boff, Paulo Freire, Jean-Jacques Rousseau and Henrique Vieira, we sought to investigate whether education for and through love, when carried out by families, influences the development of humanist values. The results show that despite the changes that the family goes through, the diversification of the forms of family organization with reflexes in the care and education of children, the family remains the basis of society while the essence of the human being remains made of love.
Keywords
Resumen
La educación por y para el amor en la familia incide en la formación de valores y virtudes del niño en desarrollo, principalmente en la constitución de aquellos valores y virtudes que conducirán a la formación de una cultura humanista. Se entiende por educación para y por el amor la educación realizada en el seno del hogar, por la familia, de manera amorosa, con el fin de desarrollar los valores humanos. La familia es entendida como el principal espacio de desarrollo individual y de transmisión cultural, mientras que el amor es entendido como fuerza activa, origen de todos los valores y virtudes humanas que hacen buena a la persona. Con base en los estudios de Erich Fromm, Pierpaolo Donati, Leonardo Boff, Paulo Freire, Jean-Jacques Rousseau y Henrique Vieira, buscamos investigar si la educación por y para el amor, cuando es realizada por las familias, influye en el desarrollo de valores humanistas. Los resultados muestran que a pesar de los cambios que atraviesa la familia, la diversificación de las formas de organización familiar con reflejos en el cuidado y educación de los hijos, la familia sigue siendo la base de la sociedad mientras la esencia del ser humano permanece hecha de amor.
Palabras clave
Submitted date:
04/18/2022
Reviewed date:
06/07/2022
Accepted date:
06/10/2022
Publication date:
06/14/2022