Pesquisas em Humanismo Solidário
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphs/article/61dc733da953954d943f7763
Pesquisas em Humanismo Solidário
Artigo completo

Direito à vida do nascituro e família

Right to the life of the unbirth and family

Derecho a la vida del no nacimiento y familia

Priscila Batista de Matos, Deivid Carvalho Lorenzo

Downloads: 1
Views: 158

Resumo

O direito à vida do nascituro provoca debates polêmicos por se tratar de direito fundamental que, muitas vezes, entra em conflito com outros direitos fundamentais. A reflexão sobre o direito à vida do nascituro perpassa o estudo sobre o papel do Direito na sociedade, os direitos fundamentais, a dignidade da pessoa humana e sobre a extensão e sentido constitucional do direito à vida. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar o papel do Direito enquanto ciência jurídica na promoção e proteção da vida humana desde a concepção. Para atingir os objetivos, os principais autores pesquisados foram Ingo Sarlet, Miguel Reale, Ives Gandra da Silva Martins, Maria Helena Diniz, Pierpaolo Donati, Robert Alexy, Noberto Bobbio e Alexandre de Moraes. A pesquisa apontou que a Constituição brasileira protege a vida humana desde a concepção e que, portanto, o nascituro tem direito a que se respeite sua vida. Urge promover uma cultura de educação para valores humanos fundamentais, como dignidade, justiça, paz, fraternidade e, principalmente, para o respeito à vida. Essa educação é papel primordial da família, base da sociedade e local onde o indivíduo forma seu caráter moral. Mas também é dever do Direito, por meio do exercício de sua função social preventiva.

Palavras-chave

Direito à vida. Dignidade humana. Direitos fundamentais. Família. Nascituro.

Abstract

The unborn child's right to life provokes controversial debates because it is a fundamental right that often conflicts with other fundamental rights. Reflection on the unborn child's right to life permeates the study of the role of Law in society, fundamental rights, human dignity and the extension and constitutional meaning of the right to life. In this context, the aim of this study was to investigate the role of Law as a legal science in the promotion and protection of human life from conception. To achieve the objectives, the main authors surveyed were Ingo Sarlet, Miguel Reale, Ives Gandra da Silva Martins, Maria Helena Diniz, Pierpaolo Donati, Robert Alexy, Noberto Bobbio and Alexandre de Moraes. The survey pointed out that the Brazilian Constitution protects human life from conception and that, therefore, the unborn child has the right to have his/her life respected. It is urgent to promote a culture of education for fundamental human values, such as dignity, justice, peace, fraternity and, above all, respect for life. This education is the primary role of the family, the foundation of society and the place where the individual forms his moral character. But it is also the duty of the Law, through the exercise of its preventive social function.

Keywords

Right to life. Human dignity. Fundamental rights. Family. Unborn child.

Resumen

El derecho a la vida del niño por nacer suscita debates controvertidos porque es un derecho fundamental que a menudo entra en conflicto con otros derechos fundamentales. La reflexión sobre el derecho a la vida del niño por nacer permea el estudio del papel del Derecho en la sociedad, los derechos fundamentales, la dignidad humana y la extensión y sentido constitucional del derecho a la vida. En este contexto, el objetivo de este estudio fue investigar el papel del Derecho como ciencia jurídica en la promoción y protección de la vida humana desde la concepción. Para lograr los objetivos los principales autores encuestados fueron Ingo Sarlet, Miguel Reale, Ives Gandra da Silva Martins, Maria Helena Diniz, Pierpaolo Donati, Robert Alexy, Noberto Bobbio y Alexandre de Moraes. La encuesta señaló que la Constitución brasileña protege la vida humana desde la concepción y que, por lo tanto, el feto tiene derecho a que se respete su vida. Es urgente promover una cultura de educación en valores humanos fundamentales, como la dignidad, la justicia, la paz, la fraternidad y, sobre todo, el respeto a la vida. Esta educación es el papel principal de la familia, la base de la sociedad y donde el individuo forma su carácter moral. Pero también es deber de la Ley, mediante el ejercicio de su función social preventiva.

Palabras clave

Derecho a la vida. Dignidad humana. Derechos fundamentales. Familia. Niño por nacer.

Submitted date:
11/19/2021

Reviewed date:
01/08/2022

Accepted date:
02/10/2022

Publication date:
01/10/2022

61dc733da953954d943f7763 revistaphs Articles
Links & Downloads

Pesquisas em Humanismo Solidário

Share this page
Page Sections