Revista de Economia e Sociologia Rural
https://app.periodikos.com.br/journal/resr/article/doi/10.1590/S0103-20032007000300006
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo Original

Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil 

Rodrigo de Oliveira Mayorga; Ahmad Saeed Khan; Ruben Dario Mayorga; Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima; Mario Antônio Margarido

Downloads: 0
Views: 1006

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. No entanto, variações nos preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais, e sendo a maior intermediadora do país, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico.  

Palavras-chave

Mercado atacadista; transmissão de preços; modelo VAR. 
5d08c7d30e88250778f70b6e resr Articles

resr

Share this page
Page Sections