Revista de Economia e Sociologia Rural
https://app.periodikos.com.br/journal/resr/article/doi/10.1590/1806-9479.2023.283305
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

Ocupar, resistir e produzir: famílias assentadas e feiras agroecológicas na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil

Occupy, resist and produce: settled families and agroecological markets in the metropolitan region of Porto Alegre

Jacir João Chies; Flávio Sacco dos Anjos

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Resumo

Apesar de favorecidas pela proximidade em relação ao principal mercado consumidor do estado, as famílias assentadas da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) vivem os mesmos dilemas e desafios dos diversos assentamentos de reforma agrária do Brasil. A produção agroecológica de legumes e verduras tem sido o caminho adotado pelos assentados para atender às necessidades de consumidores identificados com a qualidade do produto, mas também com os princípios éticos que regem essa forma de produzir. Este artigo é resultado de uma pesquisa que envolveu a realização de 57 entrevistas em profundidade. O objetivo central foi examinar as estratégias de reprodução social das famílias com ênfase nas relações estabelecidas no âmbito das feiras agroecológicas da RMPA. Pudemos comprovar que essa forma de comercialização direta assume um papel transcendental na vida dos assentados. A relação de confiança construída com os consumidores é um dos fatores de êxito. As famílias que operam nessas feiras são agentes ativos nessa dinâmica, enxergando-se como sujeitos dos processos de produção e comercialização. Os achados da pesquisa convergem para a chamada abordagem “food as a common”, que visa recuperar o valor dos produtos agroalimentares como um elemento essencial da vida e não como uma simples mercadoria.

Palavras-chave

assentamentos da reforma agrária, redes agroalimentares alternativas, agricultura familiar, canais curtos de comercialização

Abstract

Abstract: Despite being favored by their proximity to the state's main consumer market, families settled in the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA) experience the same dilemmas and challenges as the various agrarian reform settlements in Brazil. The agroecological production of vegetables has been the path adopted by the settlers to meet the needs of consumers identified with the quality of the product, but also with the ethical principles that govern this way of producing. This article is the result of research that involved conducting 56 in-depth interviews. The central objective was to examine families' social reproduction strategies with an emphasis on relationships established within the scope of RMPA's agroecological fairs. We were able to prove that this form of direct marketing plays a transcendental role in the lives of the settlers. The relationship of trust built with consumers is one of the success factors. The families that operate in these fairs are active agents in this process, seeing themselves as subjects of the production and commercialization processes. The research findings converge on the so-called “food as a common” approach, which aims to recover the value of agri-food products as an essential element of life and not as a simple commodity.

Keywords

agrarian reform settlements, alternative agri-food networks, family farming, short marketing channels

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Submetido em:
14/02/2024

Aceito em:
08/06/2024

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