Greenwashing in environmental marketing strategy in the brazilian furniture market
Greenwashing em estratégia de marketing ambiental no mercado moveleiro brasileiro
Márcia Vieira de Alencar Caldas; Alípio Ramos Veiga-Neto; Luciana Gondim de Almeida Guimarães; Ahiram Brunni Cartaxo de Castro; Glauber Ruan Barbosa Pereira
Abstract
Keywords
Resumo
Resumo: O marketing ambiental busca desenvolver estratégias para fortalecer a imagem empresarial e vincular o apelo ambiental aos produtos e marcas. Contudo, a reputação das empresas pode ser prejudicada se a mensagem verde usa informações falsas ou imprecisas, deixando transparecer que o discurso e a prática estão distantes. Como consequência, o prejuízo pode ser irreversível na percepção dos consumidores. Esta pesquisa objetivou levantar e analisar estratégias de marketing ambiental que denotam a prática de greenwashing na percepção de consumidores do mercado moveleiro nacional. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa ocorreu em duas fases: a primeira com abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados em entrevistas. A segunda fase utilizou abordagem quantitativa, método de coleta survey e aplicação de questionários com consumidores. Como resultado, verificou-se que as variáveis de marketing ambiental que podem ser percebidas como greenwashing são, predominantemente: “preferência por produtos ambientais”, “interesse pela informação verde”, “confiança associada à marca”, “divulgação incentivada de compra verde” e “guia verde gera credibilidade ambiental”. Os resultados permitiram concluir que os consumidores têm consciência sobre as questões ambientais e preferência por produtos verdes, mas práticas de greenwashing prejudicam a sua percepção da imagem da empresa e de suas marcas.
Palavras-chave
References
Akturan, U. (2018). How does greenwashing affect green branding equity and purchase intention? An empirical research.
Barbieri, J. C., & Silva, D. (2011). Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios.
Boff, L. (2017).
Bonilla-Bedoya, S., Estrella-Bastidas, A., Ordoñez, M., Sánchez, A., & Herrera, M. A. (2017). Patterns of timber harvesting and its relationship with sustainable forest management in the western Amazon, Ecuador case.
Budică, I., & Dumitru-Traistaru, A. (2015). The ascending trend of environmental marketing in the current austerity/crisis period.
Cassilha, A. C., Podlasek, C. L., Casagrande Junior, E. F., Silva, M. C., & Mengatto, S. N. F. (2004). Indústria moveleira e resíduos sólidos: considerações para o equilíbrio ambiental.
Chen, Y. S. (2010). The drivers of green brand equity: green brand image, green satisfaction, and green trust.
Chen, Y. S., & Chang, C. H. (2013). Greenwashing and green trust: the mediation of green consumer confusion and green perceived risk.
Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016).
Costa, F. D. (2011).
Dahlstrom, R. (2011).
De Jong, M. D. T., Harkink, K. M., & Barth, S. (2018). Making green stuff? Effects of corporate greenwashing on consumers.
De Vries, G., Terwel, B. W., Ellemers, N., & Daamen, D. D. L. (2015). Sustainability or profitability? How communicated motives for environmental policy affect public perceptions of corporate greenwashing.
Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). The drivers of greenwashing.
Dias, R. (2009).
Diffenderfer, M., & Baker, K. C. (2010). Greenwashing: what your client should know to avoid costly litigation and consumer backlash.
Field, A. (2009).
Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., & Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey.
Gaskell, G. (2002). Entrevistas individuais e grupais. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Eds.),
Godoi, C. K., Bandeira-De-Mello, R., & Silva, A. D. (2006).
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades.
Grimmer, M., & Woolley, M. (2014). Green marketing messages and consumers’ purchase intentions: Promoting personal versus environmental benefits.
Guo, R., Tao, L., Li, C. B., & Wang, T. (2017). A path analysis of greenwashing in a trust crisis among Chinese energy companies: the role of brand legitimacy and brand loyalty.
Kim, E., & Lyon, T. P. (2015). Greenwash vs. brownwash: Exaggeration and undue modesty in corporate sustainability disclosure.
Laroche, M., Bergeron, J., & Barbaro-Forleo, G. (2001). Targeting consumers who are willing to pay more for environmentally friendly products.
Laufer, W. S. (2003). Social accountability and corporate greenwashing.
Lee, H. C. B., Cruz, J. M., & Shankar, R. (2018). Corporate Social Responsibility (CSR) issues in supply chain competition: should greenwashing be regulated?
Lins, L. S., & Silva, R. N. S. (2010). Responsabilidade Sócio-Ambiental ou Greenwash: uma avaliação com base nos relatórios de sustentabilidade ambiental.
Lopes, V. N., & Pacagnan, M. N. (2014). Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná.
Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2013). Tweetjacked: the impact of social media on corporate greenwash.
Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2015). The means and end of greenwash.
Majláth, M. (2017). The Effect of Greenwashing Information on Ad Evaluation.
Makower, J. (2012).
Marquis, C., Toffel, M. W., & Zhou, Y. (2016). Scrutiny, norms, and selective disclosure: a global study of greenwashing.
Merriam, S. B. (1998).
Miguel, G. S., Rincon, S. L., & Vagiona, D. (2012). Foreward: Clean energy and sustainability: getting ready for the big energy crisis.
Nowell, L. S., Norris, J. M., White, D. E., & Moules, N. J. (2017). Thematic analysis: striving to meet the trustworthiness criteria.
Ottman, J. A. (2017).
Palazzo, M., Vollero, A., Siano, A., & Elving, W. J. L. (2016). Avoiding the greenwashing trap: between CSR communication and stakeholder engagement.
Parguel, B., Benoît-Moreau, F., & Russell, C. A. (2015). Can evoking nature in advertising mislead consumers? The power of ‘executional greenwashing’.
Pasquali, L. (1999). Testes referentes a constructo: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Org.),
Rahman, I., Park, J., & Chi, C. G. (2015). Consequences of “greenwashing” Consumers’ reactions to hotels’ green initiatives.
Schmuck, D., Matthes, J., & Naderer, B. (2018). Misleading consumers with green advertising? An affect-reason-involvement account of greenwashing effects in environmental advertising.
Seele, P., & Gatti, L. (2017). Greenwashing revisited: in search of a typology and accusation‐based definition incorporating legitimacy strategies.
Setiadi, R., Batu, K. L., & Soesanto, H. (2017). Does an environmental marketing strategy influence marketing and financial performance? A study of Indonesian exporting firms.
Siano, A., Vollero, A., Conte, F., & Amabile, S. (2017). “More than words”: expanding the taxonomy of greenwashing after the Volkswagen scandal.
Silva, A. W. P., Coelho, A. L. A. L., Santos, H. C. C., Veiga Neto, A. R., Castro, A. B. C., & El-Aouar, W. A. (2020). Education principles and practises turned to sustainability in primary school.
Stall-Meadows, C., & Davey, A. (2013). Green marketing of apparel: consumers’ price sensitivity to environmental marketing claims.
Suzigan, W., & Furtado, J. (2010). Instituições e políticas industriais e tecnológicas: reflexões a partir da experiência brasileira.
Temur, G. T., & Bolat, B. (2017). Evaluating efforts to build sustainable WEEE reverse logistics network design: comparison of regulatory and non-regulatory approaches.
Veiga-Neto, A. R., Filgueiras, C. R. M., Vasconcelos, C. R. M., & Almeida, S. T. (2014). Marketing verde aplicado à estratégia como prática: análise de variáveis na visão de empreendedores.
Walsh, G., & Mitchell, V. (2010). The effect of consumer confusion proneness on word of mouth, trust, and customer satisfaction.
Yang, D., Zhao, P., Lou, R., & Wei, H. (2013). Environmental marketing strategy effects on market-based assets.
Zhang, L., Li, D., Cao, C., & Huang, S. (2018). The influence of greenwashing perception on green purchasing intentions: the mediating role of green word-of-mouth and moderating role of green concern.
Submitted date:
06/17/2019
Accepted date:
11/02/2020