Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS EM AGROBIOTECNOLOGIA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASOS RELEVANTES

SERGIO SALLES FILHO; JOSÉ MARIA DA SILVEIRA; MARIA BEATRIZ BONACELLl; ALICIA RUIZ OLALDE

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Resumo

O presente texto parte da avaliação de que a fase otimista sobre os impactos da biotec- nologia da lugar a estimativas mais equilibradas, que passam pelas estratégias de empresas ou grupos econômicos que usam ou potencialmente podem usar processos de base biológica. A partir desta idéia e utilizando uma metodologia que analisa as formas organizacionais, técnicas, de mercado e fmanceiras, o texto caracteriza e avalia o desempenho das 4 principais empresas em biotecnologia vegetal brasileiras, na segunda metade dos anos 80. Conclui-se que: a) a relação das empresas biotecnológicas com os grupos controladores cria formas variadas de organização e estruturas gerenciais que são muito importantes para a seleção de projetos de investimentos e sua sustentabilidade; b) o estabelecimento de técnicas biotecnológicas de nível intermediário é importante para o financiamento do capi• tal de giro da empresa, condição básica para a manutenção dos acordos com os grupos controladores; c) observaram-se enormes dificuldades para manutenção de empresas isoladas, voltadas para o mer- cado, sem o estabelecimento prévio de acordos com empresas situadas a jusante das firmas de biotec- nologia; e d) existe um mercado potencial para novas empresas em biotecnologia que, no período analisado, estiveram drasticamente limitadas pela situação econômica geral.

Palavras-chave

heterogeneidade, comportamento empresarial, capacitação técnico-científica.

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Submetido em:
27/11/1992

Aceito em:
07/01/1993

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