Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EXTENSÃO RURAL: UM RECORTE NO ESTUDO DE PROJETOS POLÍTICOS PARA A  MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Maria das Graças S. Floresta Leal, Geraldo Magela Braga

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Resumo

A modernização da agricultura brasileira-intensificada na década 1960, no âmbito de programas desenvolvimentistas - trouxe como necessidade a reestruturação da base técnico-científica e a implantação de programas especiais, com destaque para criação dos serviços de extensão rural e para o preparo e treinamento de pessoal qualificado. Isso fez crescer a necessidade de cooperação das escolas agrícolas de níveis médio e superior, com a instalação de Centros de Treinamento de Pessoal para a extensão rural. Um exemplo dessa colaboração foi a criação na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), do Curso Regular de extensão rural, a partir do qual emergiu a disciplina extensão rural no currículo mínimo dos cursos de graduação. Ao envolver, em uma mesma perspectiva, aspectos internos de sua prática pedagógica - dimensão técnica - e a identificação de pontos de referência e interferência estabelecidos por fatores externos e esta prática dimensão sócio-político-, este trabalho apresenta a trajetória do ensino de extensão rural no currículo dos cursos de ciências agrárias. Entre as conclusões sobre a prática dessa disciplina, constatou-se que o seu ensino foi instituído na Universidade Federal de Viçosa como conseqüência de um projeto, segundo o qual a formação de profissionais constituía um dos quesitos para o desenvolvimento econômico-social, sendo que sua legitimação aconteceu associada a variáveis externas, destacando-se a própria prática extensionista no Brasil. Ficou evidente, no entanto, que o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Viçosa, no qual a vivência de experiências de extensão foi/é constante e esteve/está associada à sua tradição/opção pela área agrária, em muito contribuiu para que este ensino firmasse como prática acadêmica.

Palavras-chave

Extensão rural, currículo, ensino agrícola supenor. 
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