Revista de Economia e Sociologia Rural
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Artigo original

COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE BOVINA:  MARGENS, CUSTOS E SUBPRODUTOS 

José Luiz Parré e Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros

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Resumo

 Este trabalho objetiva examinar o impacto dos preços dos subprodutos e dos custos de comercialização na formação da margem de comercialização de carne bovina no estado de São Paulo. Foram utilizados dados mensais de preços da carne, nos níveis de produtor, atacado e varejo; preços dos subprodutos obtidos no atacado; preços do óleo diesel, salário-mínimo e taxa de juros. O período considerado foi março de 1986 a junho de 1994. As equações de preços foram estimadas por mínimos quadrados em dois estágios e as equações de preços e margem total foram estimadas pelo método SUR. A análise dinâmica foi realizada por meio dos multiplicadores de Theil. Os resultados mostram que os impactos originários da produção e do consumo nas margens de comercialização predominam sobre os impactos causados pelos insumos de comercialização. Também foi constatada a importância da consideração dos subprodutos nos estudos de margem de comercialização. 

Palavras-chave

Transmissão de preços, multiplicadores de Theil, método SUR.
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