Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

Preços agrícolas e teoria de mark-up

Rita de Cássia M.T. Vieira; Antônio Raphael Teixeira Filho

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Resumo

O poder de mercado é fator decisivo na determinação do nível de inflação, na medida em que permite às empresas manter suas margens e elevar os preços auto- nomamente, independente do mercado. O setor agrícola, embora tido como um setor perfeitamente competitivo, conta com um setor atacadista oligopolizado que manipula a oferta e pode criar artificialmente a escassez. É um mercado em que poucos concor- rentes são responsáveis por parcela considerável de abastecimento da população. Com estrutura concentrada de mercado, o setor atacadista é freqüentemente apontado como grande responsável pelo fenômeno inflacionário, particularmente através dos serviços comerciais de abastecimento. O objetivo do presente estudo é analisar a inflação de preços agrícolas brasileira utilizando a abordagem de mark-up. Comparando-a com a inflação industrial e global, foi feita uma avaliação do modo como estes preços va- riam de acordo com os fundamentos da teoria. Os resultados alcançados indicam re- passe de mais de 100% dos custos aos preços agrícolas finais. A presença de oligopólio no mercado atacadista de produtos agrícolas torna, para os preços do setor, mais fácil a absorção de acréscimos nos custos do que para os preços dos outros setores.

Palavras-chave

inflação, oligopólio

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Submetido em:
15/09/1988

Aceito em:
15/11/1988

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