Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

O MERCADO DE QUEIJOS FINOS NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO ESTRATEGISTA DAS AGROINDÚSTRIAS OLIGOPOLISTAS

Daniel Carvalho de Rezende, Antônio Marcos Vivan, Mário Lúcio de Ávila

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Resumo

O aumento da competitividade no segmento de queijos finos, oriundo do processo globalizante e também da baixa rentabilidade dos queijos tradicionais, pr~vocou diversas mudanças na organização da estrutura de mercado vigente até então. A fim de entender essas mudanças, este trabalho analisa as estratégias empresariais neste setor, que se caracteriza por algumas poucas empresas que detêm grande parcela do mercado e que consideram os produtos importados e outras indústrias que atuam no mercado lácteo como fontes de ameaças crescen_tes a sua soberania. Recorreu-se ao modelo proposto por Porter (1986), para avaliar o ambiente competitivo do mercado de queijos finos no país, ilustrando as tenqências que s~ apresentam para as indústrias nacionais, além de verificar as características que definem o mercado como um oligopólio. Evidencia-se pela análise, que os setores a montante e a jusante são distintas forças no segmento, devendo ser ressaltada a força dos compradores, os hipermercados, de forma destacada, com relação às indústrias. Como opções de estratégia a serem adotadas pelas empresas já estabelecidas, destacam-se a realização de atividades promocionais, a criação de selos de qualidade e procedência e a busca de maior padronização dos produtos.

Palavras-chave

Estratégia, oligopólio, queijos finos, competitividade.

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