Revista de Economia e Sociologia Rural
https://app.periodikos.com.br/journal/resr/article/5d87e7ca0e8825544439c6a2
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

EDUCAÇÃO, EFICIÊNCIA TÉCNICA E PRODUTIVIDADE DIFERENCIAL NA REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO NORDESTE

Ahmad Saeed Khan; Lúcia Maria Ramos Silva

Downloads: 1
Views: 1123

Resumo

Verificou-se a influência do nível educacional sobre o valor da produção e elasticidade parciais dos fatores de produção. Estimou-se também a contribuição dos insumos na produtividade diferencial dos produtores em diferentes níveis educacionais. A técnica utilizada foi regresso múltipla. Conclui-se que o nível educacional tem influên- cia positiva sobre o valor da produção e que os níveis educacionais considerados nesta pesquisa não influenciam as elasticidades parciais dos fatores de produção. Verificou-se que tecnologia neutra e contribuição de diferença em uso insumos favoreceram os produ- tores com até 2 anos de estudo. A tecnologia não neutra beneficiou os produtores com mais de dois anos de estudo. A diferença total da produção por hectare é maior nas propriedades dos produtores com maior nível educacional.

Palavras-chave

níveis educacionais, eficiência, tecnologia neutra, tecnologia não neutra, Nordeste.

References

AHMAD, B. Factores responsibles for produtivity differencial on small farms. Pakistan Agricultura! Development Review. Lahore, 1 (1): 1-9, Summer, 1991.

BISERRA, J. V. et. ai. Intermediação financeira, formação de capital e inovação tecnológicas em três regiões do Nordeste: Canindé, Cruz das Almas e Petrolina. Piracicaba: CEPEA/FEALQ, 1990. 68p. (Relatório de Pesquisa).

BRASIL. Ministério do Interior. SUDENE. Anais da reunião de trabalho sobre política de desenvolvimento rural no Nordeste. Recife: SUDENE, 1985. 270p.

BRASIL. Ministério do Interior. SUDENE. Proposta para a educação no meio rural. Recife: SUDENE, 1984. 221 p. (Série. Brasil, SUDENE. Nordeste e Educa- ção).

BRASIL. Ministério do Interior. SUDENE. Reunião de trabalho sobre Política de Desen- volvimento Rural do Nordeste. Anais. Recife: SUDENE, 1984. V 1. (Projeto Nordeste, 2).

BROWN, M. On the theory and measurement of technological change, Cambridge University Press, London, 1968.

CASTRO, C. de M. Investimento em educação no Brasil: um estudo socioeconômico de duas comunidades industriais. Rio de Janeiro: IPENINPES, 1973. p. 20. (Sé- rie Monográfica, 12).

CONJUNTURA ECONÔMICA. A Rentabilidade da educação no Brasil. 29 (4). p. 69- 73. Abr. 1975.

FERGUSON, C. E. The neoclasical theory ofproduction and distribution, The University Press, Cambridge, Massachusetts, U.S.A. 1971.

HICKS, J. R. The theory ofwages, Macmillian and Co. Ltda., London, 1964.

ILHA & LIMA. Impacto da Educação na Pequena Produção Agrícola em Minas Gerais. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico. Rio de Janeiro. 19(1). p. 183- 203. Abr. 1989.

LIPTON, M. Education and fann efficiency: Comment. Economic development and cul- tural change. Chicago, 34(1): 167-168, out/1985.

MOOCK, P. R. Education and technical efficiency in small-farm production. Economic development and cultural change. Chicago, 29(4): 723-739, Jul. 1981.

- - - , Education and farm efficiency: Repley. Economic development and cultural change. Chicago, 34(1): 169-172, out/1985.

NADIRI, M. I. Some approaches to the theory and measurement oftotal factor productivity: A survey, Journal ofEconomic Literature, 8(4): 1137-1177, 1970.

TODARO, M. Indrodução à economia uma visão para o Terceiro Muno: uma introdução aos princípios, problemas e políticas para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Campus, 1979. 628p.

RATHORE, M. S. Contribution offactors to productivity differencial between smalJ and large farms. Indian Journal of Agricultutal Economics, India, 39(1): 70-77, 1984.

WELSCH, F. Education in production. Journal ofPolitical Economy. n. 78,1970.


Submitted date:
04/04/1995

Accepted date:
05/11/1995

5d87e7ca0e8825544439c6a2 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections