Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

ATACADO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS NO BRASIL: RECOLOCANDO O PROBLEMA DE INTERMEDIAÇÃO E DAS ALTAS DE PREÇOS

MAURO MÁRCIO OLIVEIRA

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Resumo

Neste trabalho discute-se,em teoria,a secular tese da capacidade de o "setor atacadista" de produtos agrícolas manipular oferta e preços, transformando-se em fonte inflacionária autônoma. Acredita-se que os motivos que inspiraram Soares a defender tal tese, há 130 anos, já não sejam inte- gralmente os mesmos, a despeito de serem repetidos, com insistência, ao longo da história da econo- mia brasileira. As idéias defendidas neste trabalho são: 1) Há que se tratar separadamente a ocorrên- cia de imperfeições de preços na circulação, provocada pelo oligopólio na órbita da produção. 2) A abordagem atual do problema deve diferenciar a formação de preços para os produtos que se desti- nem ao consumo final imediato (flexprice) daquela para os que funcionam como matérias-primas para a inddstria (fixprice). 3) É necessário não restringir a investigação somente à formação de pre- ços no atacado, mas entender que, pelo menos no caso brasileiro, o padrão de acumulação, durante décadas centralizado no capital comercial, engendrou um padrão específico de acumulação depen- dente na esfera da produção agrícola e na do varejo de produtos alimentares.

Palavras-chave

capital comercial

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Submetido em:
20/11/1990

Aceito em:
04/03/1991

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