Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural
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VARIAÇÕES RURAIS-URBANAS NA FORMAÇÃO DE ASPIRAÇÕES: O MODELO DE WISCONSIN E DADOS DO RIO GRANDE DO SUL.

David O. Hanse

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Resumo

O Modelo de Wisconsin representa grande parte do que se conhece acerca do papel de fa- tores psicossociais nos processos de conquista de status. Foi feito um teste da adequação das primeiras etapas do modelo, como uma explicação destes processos no Rio Grande do Sul. Os dados mostraram que lugar de moradia (Rural/Urbana) teve importantes efeitos independentes e de interação sobre os níveis de aspiração educacional e ocupacional. Ademais, a origem sócio- econômica é uma causa muito mais importante do que as habilidades acadêmicas. Concluiu-se que: (1 l lugar de moradia é um importante determinante de aspirações; (2) as forças sociais adscritivas são mais importantes do que as forças de aquisição na formação de aspirações; (3) o modelo de Wisconsin não representa adequadamente o processo de formação de aspirações no sul do Brasil. Estas conclusões foram relacionadas com a tese de "estrutura de oportunidades" e com a tese de "normas diferenciais educacionais". Elas postulam que o acesso às oportunida- des educacionais e a evolução do sistema educacional brasileiro representam explicações parale- las e inter-relacionadas dos resultados do estudo.

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