Matemática Financeira via Educação Matemática Crítica: um olhar para os trabalhos desenvolvidos
Clodoaldo Gomes de Oliveira; Ewerson Tavares da Silva
Resumo
Este artigo, sob o formato de um e estado e da e arte, e tem como o objetivo investigar a presence da matemática financeira, via educação mathematic a crítica, nos trabalhos de Pós-Graduação do Brasil. A partir desse objetivo visamos compreender as características comuns deles e o que esses trabalhos apontam para os estudos sobre matemática financeira. Para isso, realizamosum mapeamento das pesquisas em Educação Matemática no Catálogo de dissertações e teses da Capes onde utilizamos o termo educação matemática crítica como filtro de busca. Dessa filtragem o site disponibilizou 136 trabalhos, onde elencava matemática matemática financeira. Utilizamos os procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (2011) paraanálise de tais dados. Diante desses trabalhos, pode ser constatado que a maior parte dessestrabalhos tem se destinado a Educação básica e evidenciou-se 4 eixos temáticos entre esses trabalhos: (i) Formação continuada; (ii) Cidadania; (iii) Cenários de investigação e (iv) Tecnologia. Percebemos que esses termos atravessam vários trabalhos, apesar disso, apontam para diferentes discussões em torno dessa mesma temática.
Palavras-chave
Publicado em:
17/02/2022