Práticas Pedagógicas para Inclusão de Crianças da Educação Infantil com Síndrome de Down
Ana Paula Barbosa Duarte; Maria de Lourdes Dias Ferragem dos Santos ; Maria Nazareth Regis Maia; Reilla Aparecida Marques; Gláucia Yoshida
Resumo
O presente estudo versa sobre práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. Neste sentido, o objetivo é o de compreender e analisar a inclusão e a construção do conhecimento dessas crianças nessa etapa da educação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade Goiânia, Goiás. Para tanto, empregou-se pesquisa de natureza qualitativa, partindo do levantamento de livros, artigos científicos e vídeos, além da pesquisa de campo. Nesta, utilizou-se a entrevista estruturada, a fim de identificar se a inclusão das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil ocorre de forma integral, com igualdade de oportunidades, num ambiente acolhedor, instigante e desafiador, em que predomina o respeito às diversas realidades, de forma a garantir aprendizagens essenciais a todas elas, independentemente de raça, classe social, cultura, crença religiosa e questões genéticas. Ressalta-se que todo os seres humanos são diferentes uns dos outros e possuem limitações, que podem ser trabalhadas e desenvolvidas
Palavras-chave
Publicado em:
10/02/2022