Inclusão da Libras como Disciplina no Ensino Fundamental
Gabryella Alves da Silva; Josikellry Viana de Viveiros Silva; Gláucia Yoshida
Resumo
O presente estudo aborda a inclusão da disciplina de Libras nas escolas de ensino regular; em especial, no Ensino Fundamental. A escolha do tema ocorreu em virtude da dificuldade que pessoas surdas encontram para se comunicar com seus interlocutores nos mais variados espaços da sociedade. As hipóteses levantadas inicialmente foram: a Libras permite a comunicação de crianças ouvintes com crianças surdas; a disciplina de Libras proporciona a interação do professor com alunos surdos no Ensino Fundamental; a disciplina de Libras, no Ensino Fundamental, inclui os educandos surdos no ambiente escolar. Para a consecução do estudo, foi empregada a pesquisa bibliográfica, isto é, foram consultados artigos científicos e trabalhos publicados em anais de eventos. Após a pesquisa, duas das três hipóteses foram confirmadas, como mostrou a literatura. Mesmo tendo o acompanhamento de um intérprete em sala, o educando surdo não se sente incluído, devido à falta de uma sala de aula adequada, com recursos visuais, e professores capacitados.
Palavras-chave
Publicado em:
10/02/2022