Recreio Escolar: espaço/tempo de vivência e de desenvolvimento integral na educação infantil
Daniel de Azevedo
Resumo
Este trabalho buscou abordar sobre o recreio escolar como sua vivência é necessária para o desenvolvimento integral da criança. Deste modo, no decorrer do estudo foi demonstrado a importância da ludicidade e qual o papel do professor no momento de recreação. Acerca dessa questão, o objetivo geral foi analisar quais ações devem ser direcionadas para que o momento do recreio se torne mais produtivo e enriquecedor. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica através da busca de artigos nas seguintes bases de dados: Scielo - Scientific Eletronic Library Online e Google Acadêmico, através dos seguintes descritores: recreio escolar, polÃticas de educação, convivência, atividades lúdicas. Consequentemente, notou-se que a relação que os alunos constroem durante o recreio escolar torna-se essencial para o seu desenvolvimento integral. Sendo assim, concluiu-se que a participação das crianças nas brincadeiras em grupos vem aumentando e estimulando a formação de novas amizades e o desenvolvimento de novos meios de contato um com o outro.
Palavras-chave
Publicado em:
17/08/2021