Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Gislley Barreto Braz Guedes, Vera Lucia Campos Ferreira
Resumo
As crianças como os adultos começam a se alfabetizar muito antes de entrar numa escola. Entretanto, o aprendizado não acontece instantaneamente, pelo contrário, a prática da leitura e escrita são indissociáveis e é construída passo a passo, segundo o ritmo de cada criança. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se a pesquisa de campo e de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica foi complementada por uma pesquisa de campo realizada a partir de dados coletados com uma professora atuante nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande MS. Constatou-se por meio dos resultados da pesquisa que são vários os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e um deles é o tempo, que limita o trabalho do professor, contribuindo para a demora da criança ser alfabetizada; falta de materiais apropriados para o trabalho pedagógico, de acompanhamento sistemático da rotina de toda equipe, um trabalho de parceria e de diagnóstico para o levantamento das necessidades de aprendizagem do aluno, assim como a dificuldade de envolver a participação de família na vida escolar do aluno, que é tão necessário no processo de alfabetização.
Palavras-chave
Publicado em:
12/03/2021