Gestão, Inovação e Tecnologia na Educação: ações em tempos de crise.
Sthephane Aparecida Godoi
Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisas bibliográficas e reflexões referentes ao Programa de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, ofertado pela Must University. A disciplina Organizational Behavior possibilitou estudos que culminaram na seguinte reflexão: Como o gestor educacional poderá alinhar inovação e tecnologia para realizar a gestão educacional em tempos de crise? Crise esta provocada pelo isolamento social em detrimento do COVID-19, e todo o esforço de gestão para que as instituições de ensino não fossem fechadas. Portanto, o propósito deste artigo foi analisar e compreender quais foram as ações tomadas por gestores educacionais em instituições da cidade de Goiânia/Goiás, para dar continuidade ao ensino sem alterar o calendário anual. Foram entrevistados gestores educacionais, coordenadores e diretores, tendo como critério de escolha profissionais que estão atuando na educação básica e superior , a coleta de dados ou entrevista ocorreu através de um aplicativo em que a partir dos apontamentos enviados os gestores encaminhar as devolutivas, relatando quais as medidas, ferramentas, ações e metodologias utilizadas para não paralisar as atividades escolares. Como resultado, é perceptível que o uso das tecnologias digitais com o preparo dos gestores educacionais, proporcionou decisões assertivas nas ofertas de ensino em meio a impossibilidade do ensino presencial.
Palavras-chave
Publicado em:
02/09/2020