Resumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A residência médica pode trazer desgaste emocional. Este artigo descreve um programa de tutoria durante o período de treinamento dos médicos em Anestesiologia. MÉTODO: O programa foi instituído na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Vinte e sete residentes de Anestesiologia participaram do programa e quatro profissionais de saúde constituíram a equipe de tutoria. Um questionário sobre as impressões dos médicos residentes de primeiro e segundo anos, a respeito da formação médica em Anestesiologia foi desenvolvido com doze perguntas e três respostas para cada um, sendo aplicado antes e no fim do programa. Foram constituídos quatro grupos de residentes: residentes do 1º ano; residentes do 2º ano; residentes do 1º ano e 2º ano (2 grupos). As reuniões de tutoria ocorreram mensalmente às quintas-feiras, 7h00, com duração de uma hora. RESULTADOS: O cotidiano do residente foi considerado adequado. Houve redução na frustração e melhoria na auto-confiança. Um número elevado descreveu maior entusiasmo pela Anestesiologia e expectativas mais elevadas em relação ao futuro após a residência. Os tutores relataram a importância de reuniões obrigatórias, a possibilidade discutir a humanização e a possibilidade de despreparo dos tutores como um fator da limitação. CONCLUSÕES: O programa de tutoria pode ser considerado como um instrumento para a adaptação dos residentes no programa de Anestesiologia.
Palavras-chave
ANESTESIOLOGIA, ANESTESIOLOGIA
Abstract
BACKGROUND AND OBJECTIVES: Medical training programs may bring emotional distress. The main objective of this study was describes a mentoring program during the residence training period of physicians in Anesthesiology. METHODS: The program was instituted at the Central Hospital of the Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, São Paulo. In this program were included 27 residents in Anesthesiology and 4 health professionals that made up the mentoring team. The study was made through a evaluation of a questionnaire applied on first and second-year residents' opinion about education in Anesthesiology. It was developed, with twelve questions and three answers for each question, which has been applied before and after the program. Residents were divided in four groups: first year residents; second year residents; first and second-year residents (2 groups). Mentoring meetings were monthly held on Thursdays, 7 a.m. and lasted for one hour. RESULTS: Residents routine was considered adequate. There has been decreased frustration and an improved self-confidence. A high number has reported higher enthusiasm for Anesthesiology and higher expectations as to post-Residency opportunities. Mentors have reported the importance of mandatory meetings, the increase of discussion about humanization and the possibility of mentors' un-preparedness as a limiting factor. CONCLUSIONS: Mentoring programs may be tools for adapting residents to the training program in Anesthesiology.
Keywords
ANESTHESIOLOGY, ANESTHESIOLOGY
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