Brazilian Journal of Anesthesiology
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Special Article

As nove premissas anestesiológicas da Bíblia

Nine Biblical anesthetic premises

Nilton Bezerra do Vale; José Delfino

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Resumo

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os autores fazem uma análise histórica de nove premissas inerentes à prática anestésica que já estão referenciadas na Bíblia há mais de 3.000 anos (Velho Testamento). Drogas anestésicas e adjuvantes, pacientes, atitudes e técnicas do anestesiologista são discutidas à luz da Bíblia e da ciência moderna. CONTEÚDO: Para facilitar a compreensão, as nove premissas estudadas estão correlacionadas com o livro citado da Bíblia: I - Jeová, o pioneiro da anestesia inalatória - Gên 2; II- Efeito hipnótico e amnéstico do álcool - Prov. 20, Gên. 19, Marc. 15; III - O Caos e a Cronobiologia relacionados à Anestesia - Gên. 1, Ecles. 3; IV - A Estereoisomeria dos anestésicos - Ecles. 42, Gên. 1; V - A ressuscitação cardiorrespiratória realizada por Elias e Eliseu - Gên. 2; Reis III 17, Reis IV 4; VI - A tocoanalgesia - Gên. 3, Apoc. 12, Gên. 35 e morte materna pós-parto de Raquel - Êx. 1; VII - A "proibição de comer" ou transfundir sangue na testemunha de Jeová - Lev. 7,17; VIII - A acidose no tratamento de convulsão epiléptica - Mat. 17; IX - Da morte na cruz por choque hipovolêmico - Marc. 15, João 19. CONCLUSÕES: De acordo com as premissas anestésicas discutidas, a leitura da Bíblia sem a ótica fundamentalista mostra não haver incompatibilidade entre religião, ciência e anestesia, exceto a interpretação da testemunha de Jeová sobre o Levítico, acreditando na perda da vida eterna porque o sangue transfundido é uma comida impura proibida por Jeová.

Palavras-chave

ANESTESIOLOGIA

Abstract

BACKGROUND AND OBJECTIVES:The authors produced a historical analysis of nine anesthesia-related premises described in the Bible more than 3,500 years ago (Old Testament). Anesthetic drugs and adjuvants, patients, anesthesiologists attitudes and techniques are discussed in the light of Biblical and modern science. CONTENTS: To help understanding, the nine premises evaluated are correlated to the book of Bible citation: I - Jehovah, the pioneer of inhalational anesthesia - Gen 2; II - Alcoholic hypnosis and anesthesia - Prov 20, Gen 19, Marc 15; III - Anesthesia-related Chaos and Chronobiology - Gen 1, Ecles 3; IV - Anesthetic drugs Stereoisomerism - Ecle 42, Gen 1; V - Elijah´s and Elisha´s cardiopulmonary resuscitation - Gen 2, Kings III 17, Kings IV 4; VI - Tocoanalgesia - Gen 3, Rev 12, Gen 35 and Rachel’s post-partum death - Ex 1; VII - Jehovah´s witnesses interpretation of blood transfusion forbiddance - Lev 7,17; VIII - Acidosis for epileptic seizure treatment - Math 17; IX - Death on the cross by hypovolemic shock - Marc 15, John 19. CONCLUSIONS: According to the anesthetic premises discussed, Holy Bible reading without fundamentalism shows no incompatibility between religion, science and anesthesia, except for Jehovah,s witnesses interpretation of Leviticus VII-XVII, by which they would lose eternal life because transfused blood is an impure food forbidden by Jehovah.

Keywords

ANESTHESIOLOGY

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