Brazilian Journal of Anesthesiology
https://app.periodikos.com.br/journal/rba/article/doi/10.1590/S0034-70942002000500018
Brazilian Journal of Anesthesiology
Letter to the Editor

Réplica Meningite após técnica combinada para analgesia de parto. Relato de caso

Carlos Escobar Vasquez ; Raquel da Rocha Pereira

Downloads: 0
Views: 837

Resumo

Senhor Editor,

Agradecemos ao Dr. Amaury Sanchez Oliveira e ao Dr. Carlos Alberto de Figueiredo Côrtes a oportunidade para tecer alguns comentários 1. Na teoria e na prática nossa casuística de meningites está baixo das encontradas na literatura 2. O caso apresentado foi o primeiro a acontecer em nosso serviço 3. Da forma com que a doença se apresentou muitos anestesiologistas não encontraram nenhuma relação com o procedimento anestésico; mas sim, como uma incomum coincidência. Devemos lembrar que o diagnóstico de meningite foi feito no 13º dia, o que é raro de acontecer. Só com isso muitos anestesiologistas eximiriam, como provável causa, o procedimento anestésico.

Culturalmente, no nosso meio, a área médica tem uma certa resistência em informar e muito menos publicar as ditas complicações que surgem no dia-a-dia. Praticamente ninguém gosta de deixar vestígios de fatalidades mesmo sabidamente inexistindo a culpa.

A credibilidade de um serviço não está somente nas suas conquistas alcançadas aos quatro ventos, mas também na humildade de reconhecer suas limitações e dissabores.

Nossa intenção ao apresentarmos este caso foi a de mostrar que as fatalidades existem mesmo tomando-se todos os cuidados. Cabe a nós anestesiologistas procurar, até esgotar, todas as alternativas da nossa provável "culpa". Assim, acreditamos teremos mais credibilidade.

É salutar que existam opiniões e pontos de vista diversos quanto tratamos qualquer tema, em especial relacionados à anestesia obstétrica. Na descrição do nosso trabalho somente discutimos mais uma boa alternativa de técnica a ser usada nos casos de analgesia de parto 4. Cabe ao anestesiologista, dentro de sua experiência e convicções, fazer o bom uso dela. Qualquer técnica quando bem indicada é boa, mas nem por isso deixa de ter seus riscos.

Atenciosamente,

References

01. Oliveira AS, Côrtes CAF - Meningite após técnica combinada para analgesia de parto. Relato de Caso (Carta). Rev Bras Anestesiol; 2002;52:515-516.

02. Cascio M, Health G - Meningitis following a combined spinal-epidural technique in a laboring term parturient. Can J Anaesth, 1996;43:399-402.

03. Vásquez CE, Pereira RR, Tomita T, Bedin A, Castro RAC - Meningite Após Técnica Combinada para Analgesia de Parto. Relato de Caso. Rev Bras Anestesiol; 2002;52:330-334.

04. Torres MLA - Bloqueio combinado subaracnóideo-peridural. O que foi demonstrado de vantagem clínica sobre as outras técnicas? Anestesia em Revista, 2000;5: 22-24.

5dd584860e88254534c8fca6 rba Articles
Links & Downloads

Braz J Anesthesiol

Share this page
Page Sections