Pará Research Medical Journal
https://app.periodikos.com.br/journal/prmjournal/article/doi/10.4322/prmj.2018.006
Pará Research Medical Journal
Artigo de Pesquisa Medicina

Conhecimento de estudantes de medicina sobre o protocolo Spikes

Knowledge of medical students about the Spikes protocol

Denilson José Silva Feitosa Junior, Eduarda Sá Tabosa, Louise Vargas Polaro Franco, Eduardo Henrique Herbster Gouveia, Renan Kleber Costa Teixeira, José Antônio Cordero da Silva

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Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o protocolo Spikes. Método: Foram feitas perguntas relativas às habilidades de comunicação, ao conhecimento do protocolo Spikes e questões sobre o próprio protocolo a estudantes de medicina do 3º, 4º e 5º ano de uma universidade pública. De acordo com a natureza das variáveis, foi realizado o teste Anova seguido do teste de Contingência em C. Resultados: Verificou-se que 73.75% dos alunos afirmaram o desconhecimento acerca do Spikes. O terceiro ano apresentou mais conhecimento do protocolo. Nenhum estudante do quarto ano afirmou ter tido contato com o protocolo e 18.75% do quinto ano apresentaram conhecimento acerca do mesmo. Conclusão: Os resultados permitem inferir que o 3º ano de medicina da Uepa foi o que recebeu, até hoje, o maior treinamento a nível de ensino formal, enquanto o 5º é o que mais aprendeu com a prática. Já o 4º ano apresenta deficiência nos dois aspectos sendo, inclusive, o ano em que nenhum dos entrevistados alegou ter conhecimento do protocolo Spikes.

Palavras-chave

estudantes de medicina; comunicação; revelação da verdade; ensino.

Abstract

Purpose: To evaluate the knowledge of medical students from a public University on the protocol. Methods: Questions asked were relating to communication skills, knowledge of the Spikes protocol and inquiries relating to the protocol itself, being done with students of the 3rd, 4th and 5th medicine year. According to the nature of the variables, the Anova test followed by the Contingency test in C were done. Results: It was found that 73.75% of students claimed ignorance about Spikes. The third year showed more knowledge about the protocol. No student of fourth year claimed to have had contact with the protocol and 18.75% of fifth year showed knowledge of it. Conclusion: The results allow us to infer that UEPA’s third year of medicine was the one that received the most training at the formal education level to date, while the 5th is the one that learned most from the practice. The fourth year is deficient in both aspects, being the year in which none of the interviewees claimed to have knowledge of the Spikes protocol.

Keywords

students, medical; communication; truth disclosure; teaching.

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