Pará Research Medical Journal
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Pará Research Medical Journal
Artigo de Pesquisa Psicologia

Avaliação de habilidades sociais em pacientes com anomalias da diferenciação sexual

Evaluation of social skills in patients with disorders of sex development

Ana Paula de Andrade Sardinha, Eleonora Arnaud Pereira Ferreira

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Resumo

Anomalias da diferenciação sexual (ADS) correspondem a um conjunto de malformações congênitas na genitália. É frequente indivíduos com ADS apresentarem dificuldades em interações sociais; entretanto, há poucos estudos sobre este tema. O termo Habilidades Sociais (HS) se refere a repertórios comportamentais que se caracterizam por interações sociais satisfatórias. Objetivo: Neste trabalho, fez-se a avaliação de comportamentos relacionados a HS em indivíduos com ADS atendidos em ambulatório especializado. Método: Participaram nove adultos com idade entre 21 a 35 anos. Utilizou-se: Protocolo para análise de prontuário, Roteiro de entrevista semi-estruturada e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Comparou-se a média e o desvio padrão dos participantes da amostra, classificada segundo a identidade de gênero, com a média e o desvio padrão da amostra normativa masculina e feminina do IHS. Resultados: Os resultados indicaram déficit de HS em todos os participantes nos cinco fatores do IHS. Considerações finais: Discute-se sobre a importância de se intervir precocemente com indivíduos com ADS visando à prevenção de déficits em HS além do tratamento médico convencional.

Palavras-chave

habilidades sociais; anomalia da diferenciação sexual; inventário de habilidades sociais; identidade de gênero.

Abstract

Disorders of sex development (SDS) correspond to a set of congenital malformations in the genitalia. It is common for individuals with SDS to present difficulties in social interactions; however, there are few studies on this topic. The term Social Skills (SS) refers to behavioral repertoires characterized by satisfactory social interactions. Purpose: In this study, the SS-related behaviors were evaluated in individuals with SDS attended at a specialized outpatient clinic. Methods: Nine adults aged between 21 and 35 participated in the study. We used the Protocol for medical record analysis, semi-structured Interview Script and Social Skills Inventory (SSI). The mean and standard deviation of all the participants, categorized according to gender identity, were compared with the mean and standard deviation of the male and female normative sample of SSI. Results: The results indicated a deficit of SS in all participants in the five SSI factors. Conclusion: We discussed the importance of early intervention on individuals with SDS for the prevention of SS deficits in addition to conventional medical treatment

Keywords

social skills; disorder of sex development; social skills inventory; gender identity

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