Pará Research Medical Journal
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Pará Research Medical Journal
Artigo de Pesquisa Medicina

A visão do paciente atendido pelo acadêmico de medicina em um Hospital Escola

The perception of patients who receive care from medical students in a School Hospital

Luísa Lobato Macias, Renan Mota Parafita, Cezar Augusto Muniz Caldas

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Resumo

Objetivo: avaliar a opinião dos pacientes quando atendidos por acadêmicos de medicina em um Hospital Universitário. Método: trata-se de um estudo exploratório transversal, realizado por meio da utilização de questionário contendo perguntas objetivas e aplicado a pacientes do Hospital Universitário João de Barros Barreto após realizarem seus atendimentos nos ambulatórios vinculados às especialidades clínicas. Foram entrevistados 230 pacientes de agosto de 2016 a fevereiro de 2017. Foram incluídos adultos (≥ 18 anos) que se encontravam em consulta médica e que concordaram em participar deste estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos os que não conseguissem comunicar-se sem auxílio de acompanhante. Resultados: a média de idade dos entrevistados foi de 55,3±15,2 anos, sendo 66,1% do gênero masculino. Os dados mostraram que somente 47,8% dos entrevistados foram informados que seriam atendidos por acadêmicos; 97,8% gostaram do atendimento e 97,8% sentiram segurança na consulta. Constatou-se que a idade do paciente foi um fator relacionado sentir-se envergonhado perante o atendimento, onde, dentre aqueles com menos de 50 anos, 31% responderam que se sentiram envergonhados, enquanto os acima dessa idade, apenas 13% tiveram esta sensação (p=0,0030). Conclusão: concluiu-se que apesar de boa parte dos pacientes não serem informados de que serão atendidos por alunos supervisionados, a maioria sente-se satisfeita e segura com o atendimento, demonstrando que não há necessidade de omitir ou receio de informar ao paciente sobre esta condição, na qual, via de regra, o paciente mostra-se satisfeito e até interessado em contribuir com a formação do estudante.

Palavras-chave

satisfação do paciente; estudantes; Hospitais Universitários; cuidados médicos

Abstract

Purpose: to assess the patient’s opinion when they are treated by medical students in a university hospital. Method: it consists in a cross-sectional exploratory study using a survey with objective questions answered by patients of the University Hospital João de Barros Barreto after they received medical care in the hospital clinic related to the medical specialties. From August 2016 to February 2017, 230 patients answered the survey. They were adults (18 years old or more) who were receiving medical care and agreed to participate in this study, signing a Free and Clear Term of Consent. The patients who could not communicate without the aid of an accompanying person were excluded from the study. Results: The average age of the interviewed patients was 55.3±15.2 and 66.1% of them were men. The data showed that only 47.8% of the interviewed patients were informed that they would receive care from a medical student; 97.8% liked the medical care they received and 97.8% felt safe during the consultation. It was observed that the age of the patient was related to the feeling of embarrassment; 31% of the patients aged less than 50 years old said that they felt embarrassed in the consultation, while only 13% of the older patients had this feeling (p=0,0030).Conclusion: in conclusion, even that a great number of patients are not informed that they are going to be treated by supervised medical students, most part of them fell satisfied and safe with the medical care, which shows that there is no need to omit this condition from the patient, as the patient is usually satisfied and even interested to contribute with the student’s education.

Keywords

patient satisfaction; students; hospitals, university; medical care

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