Pará Research Medical Journal
https://app.periodikos.com.br/journal/prmjournal/article/doi/10.4322/prmj.2017.010
Pará Research Medical Journal
Artigo de Pesquisa Medicina - Cirurgia

Modelos experimentais alternativos para o treinamento de incisões cirúrgicas

Alternative experimental models for surgical incision training

Ana Paula Santos Oliveira Brito, Carolina Ribeiro Mainardi, Wescley Miguel Pereira da Silva, Marcus Vinicius Henriques Brito

Downloads: 2
Views: 1337

Resumo

Objetivo: desenvolver curso com modelos experimentais alternativos no treinamento de incisões cirúrgicas para estudantes de Medicina. Método: participaram 10 homens e 10 mulheres, alunos do 2º e 3º anos do curso de Medicina, sem treinamento cirúrgico prévio. Após aula instrutiva sobre incisões cirúrgicas executaram treinamento em quatro modelos alternativos: presunto com queijo; banana; laranja e toucinho. Em cada modelo foram executadas incisões lineares, circulares, quadradas e elípticas. Foram avaliados: capacidade de realizar uma incisão completa ou incompleta, número de lesões nos frutos quando a casca era seccionada completamente ou com profundidade exagerada, e o tempo necessário para realizar a tarefa. Os alunos foram avaliados com os mesmos exercícios em dois tempos, com intervalo de uma semana, após terem treinado em casa por aproximadamente 15 minutos por dia. Os dados da avaliação foram anotados em ficha padrão e comparados estatisticamente pelos testes de Friedman e teste T, sendo os dados de cada estudante controle dele próprio. Resultados: Quanto à evolução no tempo das incisões, observou-se queda não significante na média, de 29,8 seg. para 28,0 seg. (p=0,1175), ocorrendo o mesmo com o número de lesões que baixou de 9,95 para 8,70 (p=0,8231). Quando analisadas as incisões completas, houve aumento estatisticamente significante nas médias, que passaram de 12,55 para 17,85 (p=0,0008), enquanto as incompletas caíram 14,35 para 9,45 (p=0,0017). Conclusão: O treinamento de incisões com modelos alternativos mostrou-se eficiente no ganho de cognição e habilidades em todos os parâmetros analisados, apresentando ganho estatisticamente significante na precisão e destreza em realizar as incisões.

Palavras-chave

cirurgia geral; ensino; aprendizagem

Abstract

Purpose: to develop a course with an experimental alternative model on surgical incision for medical students without training. Methods: 10 male and 10 female students of the 2nd and 3rd years of medical school, without previous surgical training, participated. After an instructive class on surgical incisions, they underwent training in four alternative models: ham with cheese; banana; orange and bacon. In each model were executed linear incisions, circular, square and elliptical. The following were evaluated: the ability to perform a complete or incomplete incision, number of lesions in the fruits when the bark was completely sectioned or with exaggerated depth, and the time required to perform the task. The students were evaluated with the same exercises twice, with the gap of one week, in which they trained at home for approximately 15 minutes per day. The data from the evaluation were annotated in a standard form and statistically compared by the tests of Friedman and test T, being the data of each student control of his own. Results: Regarding the evolution in the time of the incisions, there was a non-significant decrease in the mean, of 29.8 sec. To 28.0 sec. (P = 0.11175). The same occurred with the number of lesions, which dropped from 9.95 to 8.70 (p = 0.8231). When the complete incisions were analyzed, there was a statistically significant increase in the means, which went from 12.55 to 17.85 (p = 0.0008), while the incomplete ones fell from 14.35 to 9.45 (p = 0.0017). Conclusion: The incision training with alternative models was efficient in gaining cognition and skills in all parameters analyzed, with a statistically significant gain in precision and dexterity in performing the incisions.

Keywords

general surgery; learning; surgical procedures.

Referências

1. Alves MJM, Colli W. Experimentação com animais: uma polêmica sobre o trabalho científico. Ciência Hoje. 2006;39(231):24.

2. Greif S, Tréz T. A verdadeira face da experimentação animal: a sua saúde em perigo. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional Fala Bicho; 2000.

3. Marques RG. Importância do ensino de técnica operatória e cirurgia experimental no curso de medicina. Revista HUPE. 2003;2(1):34-5

4. Silva RDPD, Saad-Hossne R, Todelo AP, Kirylko L, Souto LRM. Modelos de bancada de baixa fidelidade para o treinamento de habilidades cirúrgicas básicas durante a graduação médica. Rev Col Bras Cir. 2014;137-45.

5. Denadai R, Souto LRM. Organic bench model to complement the teaching and learning on basic surgical skills. Acta Cir Bras. 2012;27(1):88-94. PMid:22159445. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000100015.

6. Purim KSM, Santos LDS, Murara GT, Maluf EMCP, Fernandes JW, Skinovsky J. Avaliação de treinamento cirúrgico na graduação de medicina. Rev Col Bras Cir. 2013;40(2):152-6. PMid:23752643. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912013000200012.

7. Couto RS, Veloso AC, Antunes FG, Ferrari R, Carneiro RGF. Modelo de dispositivo para treinamento de habilidades operatórias em laparoscopia. Rev Col Bras Cir. 2015;42(6):418-20. PMid:26814996. http://dx.doi.org/10.1590/0100-69912015006012.

8. Spencer FAC No, Zacharias P, Cipriani RFF, Constantino MM, Cardoso M, Pereira RA. Modelo porcino no ensino da cricotiroidotomia cirúrgica. Rev Col Bras Cir. 2015;42(3):200-3. PMid:26291262.

9. Faulkner H, Regehr G, Martin J, Reznick R. Validation of an objective structured assessment of technical skill for surgical residents. Acad Med. 1996;71(12):1363-5. PMid:9114900. http://dx.doi.org/10.1097/00001888-199612000-00023.
 

59d272cb0e8825101cfbe3d5 prmjournal Articles
Links & Downloads

PRMJ

Share this page
Page Sections