O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE DO CANAL BLABLALOGIA
MARCUS VINICIUS FERNANDES COUTINHO
Resumo
Nos últimos anos, temos presenciado significativas transformações nos meios de comunicação e entretenimento. Observamos muitas informações circulando com uma velocidade cada vez maior. Nesse contexto, ganham espaço as redes sociais e diferentes plataformas que permitem o compartilhamento massivo de diversas mídias, como o YouTube, que possibilita o armazenamento e divulgação de vídeos produzidos em tempo real ou previamente gravados e editados. Com o advento dessas novas tecnologias da comunicação, no âmbito educacional, surgiram novas possibilidades de recursos e estratégias pedagógicas, direcionadas às mais diversas faixas etárias, e canais de aprendizagem específicos. Essas mudanças disruptivas são constantemente investigadas no meio acadêmico, sobretudo em relação aos espaços formais e informais mais tradicionais de aprendizagem, como escolas, universidades, museus, centros culturais etc. Também temos observado emergir o interesse em recursos e espaços digitais nesse contexto. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da possibilidade do YouTube como espaço de educação não formal. Nessa perspectiva, analisaremos o canal de divulgação científica Blablalogia, a partir de sua proposta, seus conteúdos e da percepção dos seus produtores. Também investigaremos a perspectiva de alguns consumidores do conteúdo do canal, com especial ênfase em suas considerações sobre as contribuições do canal para sua formação pessoal e profissional. Assim, pesquisaremos conceitos importantes para o tema, como educação não formal e espaços digitais. Também abordaremos outras questões relevantes, do ponto de vista teórico, como o funcionamento do YouTube, perfil de usuário e considerações de autores sobre a plataforma e acerca da divulgação científica na atualidade.
Palavras-chave
Referências
Prof. MARCUS VINICIUS FERNANDES COUTINHO
Professor, Licenciado em Pedagogia, Mestre em Educação e Acadêmico na Formação em Psicanalise.
Publicado em:
22/02/2024