GASLIGTHING E MANSPLAINING NO SEIO FAMILIAR
Doutoranda Maria de Lourdes Barbosa Graduada em Arte Educação pela Universidade de Cuiabá- UNIC ; Pós Graduada em Psicopedagogia Clinica – pela Faculdades Integradas de Várzea Grande; Pós Graduada em Psicodrama Terapêutico/Sócio Educacional – pela Instituto de Psicodrama e Máscaras/ coligado ao Instituto Jacob Moreno em Buenos Aires, em fase de Monografia; Formação em psicanalise – pelo Centro de Estudos Psicanalítico, Teológico, Educacional e Pedagógico – CEPTEP, Escola de Formação em Psicanalise de Linhas Freu/Lacaniana; Doutoranda em Psicanálise pela Sociedade Miesperanza Internacional Universuty, escola associada a Unesco.
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica, em face de estudos de caso e bibliografia referente, abordando dois aspectos da violência psicológica entre familiares, abusos no seio da família, em relações de pai e filha e mãe e filha, denominados Gasligtinhig e Mansplaining. A violência psicológica consiste em um tipo de violência silenciosa e de difícil detecção, pois suas marcas não são aparentes. Dentre as formas de violência psicológica estão o gaslighting e mansplaining, pouco discutidos, porém bastante comuns nas relações afetivas. Desta forma, o presente artigo busca explanar e discutir o gaslighting e o mansplaining, ressaltando a prejudicialidade destas práticas, principalmente contra as mulheres, embora possam ocorrer com os diversos gêneros. Consiste em uma pesquisa bibliográfica empreendida nas bases de dados online e bibliografia apresentada durante o trabalho. As duas formas de violência, assim como todo tipo de violência psicológica diminuem a autoestima da pessoa abusada, fazem com que ela perca a confiança em si mesma, trazem grandes prejuízos à saúde mental das mesmas bem como prejudicam sua vida social e laboral.
Palavras-chave
Referências
Doutoranda Maria de Lourdes Barbosa
Graduada em Arte Educação pela Universidade de Cuiabá- UNIC ;Pós Graduada em Psicopedagogia Clinica – pela Faculdades Integradas de Várzea Grande; Pós Graduada em Psicodrama Terapêutico/Sócio Educacional – pela Instituto de Psicodrama e Máscaras/ coligado ao Instituto Jacob Moreno em Buenos Aires, em fase de Monografia; Formação em psicanalise – pelo Centro de Estudos Psicanalítico, Teológico, Educacional e Pedagógico – CEPTEP, Escola de Formação em Psicanalise de Linhas Freu/Lacaniana; Doutoranda em Psicanálise pela Sociedade Miesperanza Internacional Universuty, escola associada a Unesco.
Submetido em:
06/01/2022
Revisado em:
10/02/2022
Aceito em:
24/03/2022
Publicado em:
29/05/2022