O perfil das ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular e sua eficácia no ensino da especialidade
The profiles of angiology and vascular surgery academic leagues and their effectiveness in specialty education
Stephani Andreoni; Denise Colosso Rangel; Giselle Cristina Bitencourt Garcia de Sá Barreto; Rafael Henrique Isaias Rodrigues; Henrique Mozart Toso Alves; Lucas Azevedo Portela
Resumo
Palavras-chave
Abstract
Abstract:
Keywords
References
Silva LFF, Baracat EC. Educação médica – perspectiva histórica e desafios futuros. Rev de Med USP. 2016;95:28-36.
Hamamoto PT Fo. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Rev Bras Educ Med. 2011;35(4):535-43. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400013.
Hamamoto PT Fo, Venditti VC, Oliveira CC, Vicentini HC, Schellini SA. Ligas acadêmicas de medicina: extensão das ciências médicas a sociedade. Rev Ciencia Ext. 2011;7:126.
Queiroz SJ, Azevedo RLO, Lima KP, Lemes MMD, Andrade M. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção da saúde. Rev Fragmentos Cult. 2014;24:73-8.
Fernandes FG, Hortencio LOS, Unterpertinger FV, Waisberg DR, Pêgo-Fernandes PM, Jatene FB. Cardiothoracic surgery league from University of São Paulo Medical School: twelve years in medical education experience. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2010;25(4):552. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382010000400020. PMid:21340386.
Maffei FHA, Yoshida WB, Rollo HA, et al. Doenças vasculares periféricas. 5. ed. São Paulo: Guanabara Koogan; 2015.
Brito CJ. Cirurgia vascular. 3. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter; 2014.
Tedeschi LT, Rigolon LPJ, Mendes FO, Fischmann MM, Klein IA, Baltar VT. A experiência de uma liga acadêmica: impacto positivo no conhecimento sobre o trauma e emergência. Rev Col Bras Cir. 2018;45(1):e1482. PMid:29466513.
Ramalho AS, Silva FD, Kronemberger TB, et al. Ensino de anestesiologia durante a graduação, por meio de uma liga acadêmica: qual o impacto no aprendizado dos alunos? Rev Bras Anestesiol. 2012;62(1):63-73. http://dx.doi.org/10.1016/S0034-7094(12)70104-6. PMid:22248767.
Nascimento DT, Dias MA, Mota RS, Barberino L, Durães L, Santos PAJ. Avaliação dos estágios extracurriculares de medicina em unidade de terapia intensiva adulto. Rev Bras Ter Intensiva. 2008;20(4):355-61. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2008000400007. PMid:25307240.
ProProfs [site da Internet]. Santa Monica: ProProfs, 2017 [citado 2017 ago 20]. https://www.proprofs.com
Google. Formulários Google [site da Internet]. 2017 [citado 2017 ago 20]. http://forms.google.com
Jose ACK, Passos LB, Kara José FC, Jose NK. Ensino extracurricular em oftalmologia: grupos de estudos/ligas de alunos de graduação. Rev Bras Educ Med. 2017;31(2):166-72. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000200007.
Neves FBCS, Vieira OS, Cravo EA, et al. Inquérito nacional sobre as ligas acadêmicas de medicina intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. 2008;20(1):43-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2008000100007. PMid:25306947.
Santana ACDA. Ligas estudantis: o merito e a realidade. Rev Facul Med Ribeirão Preto. 2012;45(1):96-8.
Silva AS, Flores O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Rev Bras Educ Med. 2015;39(3):410-25. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013.
Ferreira IG, Souza LEA, Botelho NM. Liga acadêmica de medicina: perfil e contribuições para o ensino médico. Rev Bras Clin Med. 2014;14(4):239-44.
Fava-de-Moraes F, Fava M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspect. 2000;14(1):73-7. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100008.
Monteiro LL, Cunha MS, Oliveira WL, et al. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiencia de Implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Rev Bras Cir Plást. 2008;23:158-61.
Marcondes AM, Costa MN, Macchiaverni N Fo, Temporini ER. Avaliação discente de um curso de oftalmologia. Rev Bras Educ Med. 2002;26(3):171-4.