Jornal Vascular Brasileiro
https://app.periodikos.com.br/journal/jvb/article/doi/10.1590/1677-5449.006318
Jornal Vascular Brasileiro
Original Article

O perfil das ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular e sua eficácia no ensino da especialidade

The profiles of angiology and vascular surgery academic leagues and their effectiveness in specialty education

Stephani Andreoni; Denise Colosso Rangel; Giselle Cristina Bitencourt Garcia de Sá Barreto; Rafael Henrique Isaias Rodrigues; Henrique Mozart Toso Alves; Lucas Azevedo Portela

Downloads: 6
Views: 2974

Resumo

Resumo: Contexto: As ligas acadêmicas são organizações estudantis extracurriculares que contam com a supervisão de um docente vinculado à instituição de ensino e visam aprimorar o conhecimento em determinadas áreas. Verificou-se, nos últimos anos, um crescimento do número de novas ligas, nas quais os graduandos têm acesso a informações complementares através de aulas, estágios e congressos. A especialidade de angiologia e cirurgia vascular encontra-se entre aquelas que dispõem dessas organizações.

Objetivos: Determinar o perfil acadêmico das ligas de angiologia e cirurgia vascular das faculdades de Medicina do estado de São Paulo e verificar o desempenho dos membros dessas ligas no ensino.

Métodos: Este estudo transversal, descritivo e analítico incluiu graduandos de Medicina membros de ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular do estado de São Paulo. Foram utilizados questionários on-line para determinação dos dados de cada liga e foram aplicadas provas para verificação do desempenho.

Resultados: O ingresso ocorreu prioritariamente por prova, com curso introdutório obrigatório. Realizaram-se aulas teóricas mensalmente em 42,9% das ligas. Quanto a atividades práticas, 85,7% das ligas as realizaram. A maioria das ligas (71,4%) relataram realizar atividades científicas. A comparação pareada do desempenho dos alunos nas provas demonstrou um aumento significativo na média, de 61,1 para 72,6 (p < 0,05).

Conclusões: As ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular do estado de São Paulo apresentam modos de funcionamento semelhantes e um perfil heterogêneo quanto a atividades teóricas, práticas e científicas. A partir da presente amostra, as ligas acadêmicas aparentam ser efetivas no ensino de angiologia e cirurgia vascular durante a graduação.

Palavras-chave

educação médica, estudante, desempenho acadêmico

Abstract

Abstract: Background: Academic leagues are extracurricular student organizations that are supervised by professors on the faculty of a higher education institution and are dedicated to improving knowledge in certain areas. There has recently been a marked growth in the number of new leagues, giving undergraduate students access to additional information, lectures, internships, and conferences. Angiology and vascular surgery is one of the specialties that have such organizations.

Objectives: To determine the academic profile of the vascular surgery and angiology academic leagues at medical schools in the state of São Paulo, Brazil, and investigate the academic performance of their members.

Methods: This is a cross-sectional, descriptive, and analytical study that recruited undergraduate medical students who had joined vascular surgery and angiology academic leagues in the state of São Paulo. On-line questionnaires were used to collect data on each league and the students took examinations to determine their performance.

Results: Most leagues had an entrance exam for enrollment, with an obligatory introductory course. Monthly theoretical lectures were held by 42.9% of the leagues. Practical activities were provided by 85.7% of the leagues. The majority of the leagues (71.4%) were involved in scientific research. Paired-sample comparison of students’ performance in the exams revealed a significant increase in mean scores, from 61.1 to 72.6 (p < 0.05).

Conclusions: The vascular surgery and angiology academic leagues in the state of São Paulo all function in a similar manner, but the range of theoretical, practical and scientific activities they offer are not uniform. For the sample investigated, the academic leagues appear to be effective at teaching angiology and vascular surgery during undergraduate courses.
 

Keywords

medical education, student, academic performance

References

Silva LFF, Baracat EC. Educação médica – perspectiva histórica e desafios futuros. Rev de Med USP. 2016;95:28-36.

Hamamoto PT Fo. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Rev Bras Educ Med. 2011;35(4):535-43. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400013.

Hamamoto PT Fo, Venditti VC, Oliveira CC, Vicentini HC, Schellini SA. Ligas acadêmicas de medicina: extensão das ciências médicas a sociedade. Rev Ciencia Ext. 2011;7:126.

Queiroz SJ, Azevedo RLO, Lima KP, Lemes MMD, Andrade M. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção da saúde. Rev Fragmentos Cult. 2014;24:73-8.

Fernandes FG, Hortencio LOS, Unterpertinger FV, Waisberg DR, Pêgo-Fernandes PM, Jatene FB. Cardiothoracic surgery league from University of São Paulo Medical School: twelve years in medical education experience. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2010;25(4):552. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382010000400020. PMid:21340386.

Maffei FHA, Yoshida WB, Rollo HA, et al. Doenças vasculares periféricas. 5. ed. São Paulo: Guanabara Koogan; 2015.

Brito CJ. Cirurgia vascular. 3. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter; 2014.

Tedeschi LT, Rigolon LPJ, Mendes FO, Fischmann MM, Klein IA, Baltar VT. A experiência de uma liga acadêmica: impacto positivo no conhecimento sobre o trauma e emergência. Rev Col Bras Cir. 2018;45(1):e1482. PMid:29466513.

Ramalho AS, Silva FD, Kronemberger TB, et al. Ensino de anestesiologia durante a graduação, por meio de uma liga acadêmica: qual o impacto no aprendizado dos alunos? Rev Bras Anestesiol. 2012;62(1):63-73. http://dx.doi.org/10.1016/S0034-7094(12)70104-6. PMid:22248767.

Nascimento DT, Dias MA, Mota RS, Barberino L, Durães L, Santos PAJ. Avaliação dos estágios extracurriculares de medicina em unidade de terapia intensiva adulto. Rev Bras Ter Intensiva. 2008;20(4):355-61. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2008000400007. PMid:25307240.

ProProfs [site da Internet]. Santa Monica: ProProfs, 2017 [citado 2017 ago 20]. https://www.proprofs.com

Google. Formulários Google [site da Internet]. 2017 [citado 2017 ago 20]. http://forms.google.com

Jose ACK, Passos LB, Kara José FC, Jose NK. Ensino extracurricular em oftalmologia: grupos de estudos/ligas de alunos de graduação. Rev Bras Educ Med. 2017;31(2):166-72. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000200007.

Neves FBCS, Vieira OS, Cravo EA, et al. Inquérito nacional sobre as ligas acadêmicas de medicina intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. 2008;20(1):43-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-507X2008000100007. PMid:25306947.

Santana ACDA. Ligas estudantis: o merito e a realidade. Rev Facul Med Ribeirão Preto. 2012;45(1):96-8.

Silva AS, Flores O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Rev Bras Educ Med. 2015;39(3):410-25. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013.

Ferreira IG, Souza LEA, Botelho NM. Liga acadêmica de medicina: perfil e contribuições para o ensino médico. Rev Bras Clin Med. 2014;14(4):239-44.

Fava-de-Moraes F, Fava M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspect. 2000;14(1):73-7. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100008.

Monteiro LL, Cunha MS, Oliveira WL, et al. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiencia de Implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Rev Bras Cir Plást. 2008;23:158-61.

Marcondes AM, Costa MN, Macchiaverni N Fo, Temporini ER. Avaliação discente de um curso de oftalmologia. Rev Bras Educ Med. 2002;26(3):171-4.
 

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)"> Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)">
5c742d470e8825db71da818c jvb Articles

J Vasc Bras

Share this page
Page Sections