Elementos psicomotores e a sua aplicabilidade no ambiente escolar e clínico: relato de experiência
Thiago de Sousa Vidal Campos, Mylena de Souza Brites Nunes, Raphael Almeida Silva Soares, Glhevysson dos Santos Barros
Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar elementos psicomotores presentes nas aulas de uma escola de educação infantil, e em uma clínica multidisciplinar. Através dessas observações, e de um breve diálogo com os profissionais, foi possível fazer um comparativo do que estava sendo trabalhado e se estava de acordo com a faixa etária dos indivíduos envolvidos nas atividades e suas respectivas fases de desenvolvimento e maturação. O objetivo principal foi entender como a psicomotricidade se inseria nessas atividades e se de alguma forma, ela estaria de acordo com o que se propunha. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso, onde foram observadas aulas de psicomotricidade em um ambiente escolar e uma sessão de terapia em uma clínica multidisciplinar. Nessas visitas, foram observados os elementos psicomotores presentes nas atividades e de que forma o profissional guiava as práticas. Em ambas, as atividades propostas, estavam plenamente de acordo com o que se preconizava para as respectivas faixas etárias e foi possível identificar os elementos psicomotores presentes nas atividades. Dessa forma, ficou evidente o quanto os elementos psicomotores estão presentes tanto no ambiente clínico quando no escolar e como eles podem contribuir para um melhor desenvolvimento dos indivíduos envolvidos na prática.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
25/07/2023
Aceito em:
06/09/2023