Elementos psicomotores e a sua aplicabilidade no ambiente escolar e clínico: relato de experiência
Thiago de Sousa Vidal Campos, Mylena de Souza Brites Nunes, Raphael Almeida Silva Soares, Glhevysson dos Santos Barros
Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar elementos psicomotores presentes nas aulas de uma escola de educação infantil, e em uma clínica multidisciplinar. Através dessas observações, e de um breve diálogo com os profissionais, foi possível fazer um comparativo do que estava sendo trabalhado e se estava de acordo com a faixa etária dos indivíduos envolvidos nas atividades e suas respectivas fases de desenvolvimento e maturação. O objetivo principal foi entender como a psicomotricidade se inseria nessas atividades e se de alguma forma, ela estaria de acordo com o que se propunha. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso, onde foram observadas aulas de psicomotricidade em um ambiente escolar e uma sessão de terapia em uma clínica multidisciplinar. Nessas visitas, foram observados os elementos psicomotores presentes nas atividades e de que forma o profissional guiava as práticas. Em ambas, as atividades propostas, estavam plenamente de acordo com o que se preconizava para as respectivas faixas etárias e foi possível identificar os elementos psicomotores presentes nas atividades. Dessa forma, ficou evidente o quanto os elementos psicomotores estão presentes tanto no ambiente clínico quando no escolar e como eles podem contribuir para um melhor desenvolvimento dos indivíduos envolvidos na prática.
Palavras-chave
References
Dupré, M. (1920). Trois préludes et fugues pour grand orgue. Alphonse Leduc.
Fonseca, V. D. (2004). Dificuldades de aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar.
Fonseca, V. D. (2010). Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção psicopedagógica, 18(17), 42-52.
Gallahue, D., & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças, adolescentes e adultos (Phorte Ed.). São Paulo.
Gomes, M., Soares, R. A. S., & Machado Filho, R. (2020). Benefícios da prática do judô para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes: Uma revisão de literatura.
Piaget, J. (2004). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (No. 3 ed., pp. 1-227). Livros Técnicos e Científicos.
Pinheiro, B. M. S., Silva, V. C., da Costa Junior, E. F., & Soares, R. A. S. (2022). A importância da estimulação psicomotora para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Human and Social Development Review-ISSN 2675-8245, 3(1), 0-0.
Rossi, F. S. (2012). Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM, 1(1), 1-18.
Soares, R. A. S., Silva, C. M., Queiroz, D. P., Santos, S. R., & Miranda, T. F. L. (2021). Dança, psicomotricidade e educação infantil: revisão de literatura e considerações para uma educação física escolar significativa. Research, Society and Development, 10(12), e530101220718-e530101220718.
Thomas, J. R., Nelson, J. K., & Silverman, S. J. (2009). Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora.
Submitted date:
07/25/2023
Accepted date:
09/06/2023