Atividades psicomotoras: relato de experiência
Deivid Pereira Queiroz, Kerllon Magalhães Rodrigues, Edson Farret da costa júnior Barros
Resumo
A literatura atual carece de trabalhos que apresentem e discutam possibilidades de atividades psicomotoras pensando o resgate de jogos e brincadeiras populares e como essas atividades foram adaptadas no ambiente educacional, levando em consideração o período da Pandemia de Covid-19. O principal objetivo do trabalho foi reunir e apresentar relatos de experiências vivenciados por professores de educação física da educação básica nos municípios de Magé e de São Gonçalo, ambos no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, buscamos enriquecer o acervo de atividades psicomotoras existente, com sugestões de aplicabilidade de cada uma delas enfatizando a importância das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas para formação brasileira. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa, constituída por relato de experiência de aplicação das atividades apresentadas. Como resultados, pudemos perceber que os alunos se empenharam na realização das atividades, se divertiram ao longo do processo e construíram novos conhecimentos a partir dos estímulos proporcionados durante a sua realização. Observou-se que objetivos do campo conceitual foram alcançados. Nesse sentido, as atividades psicomotoras abordadas parecem contribuir para uma formação holística que reconhece e prioriza a cultura africana, afro-brasileira.
Palavras-chave
Referências
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Congresso internacional “Education infantil y desarrolho de competencias”, organizado por laasociación mundial de educadores infantiles (amei-waece) en madrid los dias 28, 29 y 30 de noviembre de 2008.
HENRIQUES, Bebiana Maria Pais. O efeito de um programa psicomotor para idosos com demência – importância da psicomotricidade como terapia coadjuvante junto da fisioterapia. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia da Senescência) – Universidade Fernando Pessoa – Escola Superior de Saúde, Porto, 2013.
MORAES, Paula Louredo. Coordenação motora. Brasil Escola. Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm>. Acesso em: 07 de março de 2021.
QUEIROZ, Deivid Pereira. Prof. Deivid P. Queiroz – Educação física escolar e coordenação motora fina. Youtube, 25 set. 2020. Disponível em <https://youtu.be/dEjhKKV9dYA>. Acesso em: 07 de março de 2021.
QUEIROZ, Deivid Pereira. Prof. Deivid P. Queiroz – Educação física escolar – Construção do Shisima. Youtube, 07 mar. 2021. Disponível em <https://youtu.be/RR1ZG0OxZm4>. Acesso em: 07 de março de 2021.
QUEIROZ, Deivid Pereira. Prof. Deivid P. Queiroz – Educação física escolar – Coordenação motora ampla e lateralidade. Youtube, 07 mar. 2021. Disponível em <https://youtu.be/LahjdnTNeJw>. Acesso em: 07 de março de 2021.
PINHEIRO, Blenda Meireles Serra, et al. A importância da estimulação psicomotora para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Human and Social Development Review-ISSN 2675-8245, 2022, 3.1: 0-0.
DOS SANTOS, Juliana Trajano; SOARES, Raphael Almeida Silva. A importância do Currículo Afrocentrado nas aulas de Educação Física. Research, Society and Development, 2021, 10.13: e27101321014-e27101321014.
SOARES, Raphael Almeida Silva, et al. Dança, psicomotricidade e educação infantil: revisão de literatura e considerações para uma educação física escolar significativa. Research, Society and Development, 2021, 10.12: e530101220718-e530101220718.
Submetido em:
25/04/2023
Aceito em:
08/06/2023