Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/doi/10.51995/2675-0333.v4i1e2020034
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo de Revisão

A prática do judô na escola: benefícios para o desenvolvimento infantil

Jessica Priscila Ribeiro do Nascimento, Amanda Cristine da Silva, Raphael Almeida Silva Soares

Downloads: 14
Views: 1344

Resumo

As lutas quando inseridas no âmbito escolar podem servir como instrumento de auxílio pedagógico ao profissional de Educação Física: o ato de lutar deve ser incluído dentro do contexto histórico e sociocultural do homem, a espécie humana luta desde tempos pré-históricos pela sua sobrevivência. São inúmeros os benefícios das lutas no conteúdo de atividades dos professores de educação física, uma das lutas a serem inseridas é o Judô. Através dele são criados valores humanos além do desenvolvimento psicomotor das crianças. Neste estudo foi proposto expor de forma pedagógica e acrescentando uma ferramenta muito importante no âmbito escolar: o lúdico é aplicado métodos e procedimentos que contribuem o melhor desenvolvimento para a aula. A metodologia deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica, com os devidos descritores: Judô; Ludicidade no esporte; Aspectos Psicomotores e Judô na escola. Conclui-se que o Judô, através de sua base filosófica, é capaz de favorecer bastante no desenvolvimento e aprendizagem de vários conteúdos, de forma que estará fortalecendo, por exemplo, a assimilação de normas e regras de convivência (interação, cooperação e disciplina); conceitos de respeito ao próximo e de organização; valores estes, que serão muito úteis, inclusive para a formação da personalidade da criança. Na prática desse esporte, são desenvolvidas também as habilidades motoras básicas e específicas da criança, que lhe auxiliarão na formação de um amplo repertório motor, de grande utilidade no decorrer de sua vida.

Palavras-chave

Crianças. Artes Marciais. Esportes de Combate. Crescimento. Psicomotricidade.

References

Aleixo, E. A. L. (2001). A dimensão social do Judo na formação do jovem. In The Second International Judo Federation-World Judo Conference.

 

Almeida, P. N., de Camargo Jr, N. B., de Castro Torres, B. P., & Silva, C. C. (1974). Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos.

 

Araújo, R. V. de. (2005). Judô: da história à pedagogia do esporte. 2005. 70f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

 

Bitencourt. (2002). A importância da Ludicidade, jogos e brincadeiras no desenvolvimento da psicomotricidade. Universo Autista.  

 

Boff, L. (1999). Saber cuidar: Ética do humano-compaixão pela Terra, Petrópolis-Rj: Ed. Vozes, 134.

Borges, E. (2005). O judô e suas simbologias ocidentais. São Luis.

Duncan, O. (1979).Judô-luta no chão. Artes marciais. 3.ed., Rio de Janeiro, Ediouro.

FEITOSA, Caio Antonaglia et al. O Judô escolar enquanto pratica formativa.

FERREIRA, M. S. (1997). A relevância da psicomotricidade no desenvolver da Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: in Sprint, XV, (88), 9-11.

GAMA, R. J. (1986). Manual de iniciação do Judô. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport.

GONDIM, D. F. (2007). Aspectos metodológicos aplicados ao ensino do judô para crianças. Or: Prof. Ms. Marco Aurélio Oliveira (ESEF-UPE).

Grilo, A. P. S., QUEIROZ, C. S. D., SOUZA, I. P. D. N., & Pinto, R. D. C. S. (2002). O lúdico na formação do professor. Revista de Educação, Salvador, (38), 37-45.

Grosso, F. (2002). A ludicidade como estratégia de ensino nas aulas de judô para crianças. Rio de Janeiro.

HAUSEN, I. T. (2004). Artes marciais nas escolas: Taekwondo pedagógico, o resgate da arte marcial formativa como recurso de apoio educacional infanto-juvenil em ambiente escolar. Niterói: Escola de Artes Marciais Hodory.

HOKINO, M. H., & CASAL, H. M. V. (2001). A aprendizagem do judô e os níveis de raiva e agressividade. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires6(31).

Kishimoto, T. M. (1995). O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Idéias7, 39-45.

MEDNICK, S. A. (1983). Aprendizagem, 3º ed. Rio de Janeiro, Zahar.

MENDONÇA, H. M. (2006).Reflexões sobre a prática do judô na  educação infantil. Campinas, SP.

Mesquita, C. W. (1994). Identificação de incidências autoritárias existentes na prática do judô e utilizadas pelo professor (Doctoral dissertation, Centro de Ciências da Saúde, Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.).

MOTA,  J. E. P. (2013). Fundamentos   Técnicos   do Judô. Apostila de Fundamentos Técnicos de Judô.

Nunes, A. V., & Rubio, K. (2012). As origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte26, 667-678.

PEREIRA JÚNIOR, L. C. A. (1999). A influência da prática do judô em variáveis de aptidão física relacionada à saúde. 74 f. Monografia (Especialização em Ciência do Movimento Humano) – Programa de Pós- Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

PIAGET, J. (1994). O juízo moral na criança. (Elzon Lemardon trad.). São Paulo: Summus. (Trabalho original publicado em 1932).

Queiroz, E., & Gomes, L. (2012). Judo em suas dimensões intelectuais, morais e físicas: um componente valioso para o processo de ensino-aprendizagem na educação física escolar. [On line].  

RIZZO PINTO, J. (1997). Corpo, movimento e educação–o desafio da criança e adolescente deficientes sociais. Rio de Janeiro: Sprint.        

RUFFONI, R. (2004). Análise metodológica da prática do Judô. Mestrado em Ciência da Motricidade Humana. Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro.          

SHIOZAWA, L. (1999). Manual de Judô Nikkei Sport Center. Goiânia:(se).         

Silva, L. H. D. (2012). Apropriações educativas da prática do judô no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental.        

SILVA, P. S. R da. (2006). Judô: o ensino de uma filosofia através de uma arte marcial. 24 f. Monografia (Especialização).

Silva, V. A. D. (2010). O Judô na Educação Física Escolar: pesquisa qualitativa sobre o ensino do judô nas escolas de Porto Alegre.  

Soares, R. A. S., Gomes, M., & Machado Filho, R. (2020). Benefícios da Prática do Judô para o Desenvolvimento Motor de Crianças e Adolescentes: uma Revisão de Literatura. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–UNIVERSO JUIZ DE FORA1(12).


SOUSA, J. D. R. (2008). A importância do lúdico no ensino da disciplina Judô para alunos de 04 a 14 anos de idade. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física)–Centro De Ensino Superior de Uberaba.


Villamón, M. Brousse, M. (2002). El judo como contenido de la educación física escolar. In J. L. Castarlenas & J. P. Molina (Eds.), El judô en la educación física escolar: unidades didácticas (pp. 11-28). Barcelona:


Submitted date:
09/11/2022

Accepted date:
09/20/2022

63cb1bfaa953955365386fa4 ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections