A criatividade como estratégia e intervenção para a inclusão escolar na aplicação dos conteúdos da Educação Física
Andressa Katerine Cunha Chagas, Yan Inácio da Silva, Marta Cardoso Guedes
Resumo
Este artigo é resultado de uma análise sobre os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996) e a Lei antibullying 13.185/2015, no que tange a inclusão, e a revisão do tema criatividade a partir dos autores Vygotsky (2012), Alencar (2003 e 2007) e Freire (2008); com o objetivo de pensar a inclusão dos estudantes nas aulas de Educação Física por meio de estratégias criativas na aplicação dos conteúdos. Nossas análises pontuam o conceito de inclusão para além das deficiências, quando qualquer indivíduo é inserido de maneira harmônica em coletividade, e evidenciam a urgência da elaboração de aulas de Educação Física Escolar com conteúdo e estratégias diversificadas que possibilitem um ambiente favorável para o fomento da imaginação. Buscamos assim explicitar a criatividade como fator indispensável à vida humana que constrói, analisa, compreende e modifica os espaços e as possibilidades de aulas possibilitando um processo educacional significativo.
Palavras-chave
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Submitted date:
28/12/2021
Reviewed date:
02/02/2022
Accepted date:
14/04/2022