Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/65c83d07a95395720d3ca18a
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo Original

DESAFIOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP

Ariane dos Santos Oliveira; Katiane Souza da Silva; Marcela Fabiani Silva Dias; Alisson Vieira Costa.

Downloads: 1
Views: 312

Resumo

Estratégias foram tomadas para conter a propagação do novo coronavírus, dentre elas, o isolamento social, que paralisou tudo e foram adotadas medidas como as aulas remotas. O objetivo do estudo foi compreender o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física durante o ensino remoto emergencial, bem como, analisar as principais dificuldades encontradas pelo professor e pelos alunos. Realizou-se um estudo de caso por meio de entrevista com um professor de educação física e aplicou-se um questionário com 19 alunos. Os resultados indicam que para os alunos, a principal dificuldade estar em ter acesso a internet de qualidade e para o professor se adequar as novas tecnologias ainda é um desafio a ser superado. Conclui-se que muitos foram os desafios encontrados no ensino remoto, questões que os docentes não podiam controlar como o uso de aparelhos para aulas online, dificuldades de acesso à internet, pais ausentes ou que não entendiam o conteúdo que era proposto pelo professor, dificultando o desenvolvimento educacional do aluno.

Palavras-chave

Ensino; Educação Física; Pandemia.

References

Andrade, M. M. (2014). Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas.

Coelho, C. G; Xavier, V. F. & Marques, C. G. (2020). Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: a participação dos alunos do ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, 2(3): 1-13.

Marques, S. A. & Marques, J. S. (2021). O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da covid-19. Scientia Generalis, 2(01): 65–76.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed.

Oliveira, S. L. (2002). Metodologia científica aplicada ao direito. São Paulo: Thomson Learning.

Oliveira, A. A. & Scholze, S. (2021). Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, 24 (01): 1–8.

Pacheco, R. R. (2021). O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica. Repositório Universitário da Ânima (RUNA). 1(01): 1-13.

Rosa, R. T. N. (2020). Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191. Rev. Cient. Schola. 6(01): 1-4.

Santana, A.; Costa, J. & Castro, S. (2020). Considerações relevantes para o ensino online durante a pandemia de Covid-19 nas escolas públicas do Amapá. Anais Estendidos WebMedia, Online. 1(01): 157-160.

Senhoras, E. M. (2020). A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi. Boletim de Conjuntura (BOCA), 1(03): 1-12.

Silva, R. I. & Silva, M. B. (2022). O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar: uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, 25(01): 1-26.

Vieira, L. & Ricci, M, C. (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC. 1(01) 1-5.


Submitted date:
06/05/2023

Accepted date:
07/14/2023

65c83d07a95395720d3ca18a ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections