Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/65c82d30a953956deb389ee4
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo Original

DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Willem de Almeida Bacelar; Ronédia Monteiro Bosque; Marcela Fabiani Silva Dias; Alisson Vieira Costa

Downloads: 0
Views: 337

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19 professores de Educação Física se reinventaram para ensinar dança. O presente artigo objetivou: Analisar como o conteúdo dança foi desenvolvido nas aulas de educação física escolar durante o ensino remoto. Realizou-se uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O instrumento adotado para coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, analisado a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 10 professores da rede estadual e municipal da cidade de Macapá. A pesquisa revelou que o conteúdo dança foi ensinado pelos professores durante as aulas na pandemia e os docentes desenvolveram metodologias com auxílio dos meios de comunicação a fim de melhorar as aulas remotas.

Palavras-chave

Dança; Educação Física Escolar; Ensino Remoto.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica, Brasília, 2017.

Brasil. (2016). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio.

Costa, A. E. R. & Nascimento, A. W. R. (2020). Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. Anais VII CONEDU-Edição Online. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2020.

Coletivo de autores. (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez.

Cruz, M. M. S. & Medeiros, A. G. A. (2020). Educação física e dança: proposições e possibilidades na escola. Cenas Educacionais, 3(7023): 1-16.

Godoi, M. et al. (2021). As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de COVID-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, 6(01): 1-21.

Instituto península. (2020). Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Estágio controlado – agosto de 2020. São Paulo: Instituto Península. Disponível em: <https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Sentimentos_-fase-3.pdf> Acesso em: 30 de jun. de 2022.

Machado, R. B. et al. (2020). Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panoramas, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, 26(26081): 1-16.

Marques, I. (2012). Dançando na escola. 6 ed. São Paulo: Cortez.

Nascimento, P. M. et al. (2020). Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, 2020. 16 p. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228 Acesso em: 31 jan. 2022.

ROSA, R. T. N. (2020). Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência e pela ação do coronavírus - o covid-19! Revista Científica Schola, Santa Maria, RS, 07(01): 1-4.

Silva, A. J. F.; Pereira, B. K. M.; Oliveira, J. A. M.; Surdi, A. C. & Araújo, A. C. (2020). A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, 24(02): 57-70.

Strazzacappa, M. (2001). A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, 21(53): 69-83.


Submetido em:
05/06/2023

Aceito em:
10/07/2023

65c82d30a953956deb389ee4 ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections