Promoção da saúde em contexto educacional inclusivo: proposta de intervenção
Jessyca Marchon Moulaz
Resumo
A promoção da saúde atualmente ainda é muito vista como somente uma prevenção ou tratamento de doenças. O presente artigo traz os conceitos mais atuais e seu desenvolvimento das diferenças entre integração e inclusão no ambiente educacional, atividade física e promoção da saúde. O objetivo do artigo é apresentar algumas reflexões acerca das temáticas conceituais e apresentar uma proposta de como pode ser trabalhado a promoção da saúde no contexto escolar, de maneira inclusiva. O procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, por meio da revisão da literatura baseada na análise de fontes de artigos, dissertações, livros e periódicos sobre o assunto. Como contribuições referenciais, cita-se autores como: Ainscow e Ferreira, Darido e Rangel, Buss, dentre outros. Todos eles ampliaram discussões acerca da promoção da saúde e inclusão educacional. A conclusão do trabalho apontou como sendo totalmente viável a apropriação da temática promoção da saúde e atividade física como incentivador de mudança de hábito e estilo de vida e da inclusão como ferramenta facilitadora da implementação dessa abordagem no contexto escolar.
Palavras-chave
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Submitted date:
15/03/2021
Accepted date:
20/04/2021