Prescrição de exercÃcios na reabilitação cardÃaca: interesse pela atuação e nÃvel de conhecimento de alunos egressos do curso de bacharel em educação fÃsica da cidade de São Gonçalo/RJ
Francielle Marins da Costa, Raphael Almeida Silva Soares, Rubem Machado Filho
Resumo
Atualmente as doenças cardiovasculares têm sido observadas cada vez mais em públicos mais jovens. Entretanto, um acompanhamento do nÃvel habitual de atividade fÃsica associada a uma alimentação saudável são fatores que auxiliam na prevenção, no controle e no tratamento dessas patologias. Em alguns casos pode ser observada a insuficiente cardÃaca, o que leva a tratamentos de reabilitação das funções do coração. Com base nessas informações, torna-se necessário o interesse e a qualificação especÃfica na formação de profissionais que atuarão com a reabilitação cardÃaca. A incidência de casos e taxa de mortalidade não para de crescer no Brasil. Tal fato torna-se fator condicionante e agravante do atual quadro de saúde pública. Com base nessas informações, torna-se evidente a necessidade de maior número de profissionais que possam atuar na prevenção, controle e tratamento dessas disfunções. O presente estudo teve como objetivo avaliar, por meio de questionários do goodle forms, o nÃvel de conhecimento e o interesse pela área de reabilitação cardÃaca em estudantes do 8º perÃodo de bacharel em educação fÃsica. Após a liberação do link para acesso ao questionário, 55 resultados que atenderam aos critérios de elegibilidade e participaram voluntariamente da pesquisa foram incluÃdos para análise dos fatos. Entre elas, n=26 homens com idade 29,8±5,3 anos e n=29 mulheres com 32,2±8,8 anos. Parece-nos que poucos são os alunos interessados em atuar com a reabilitação cardÃaca, indicando ainda um alto percentual de respostas que sugerem ‘pouco capacitado(a)’ para tal área de atuação. Para além do objetivo central do presente estudo, foi possÃvel observar uma modificação no padrão do aluno de bacharel para atuação em ambientes escolares, inclusive como primeira opção de atuação em ordem de importância. Os achados sugerem que novas pesquisas sejam realizadas para investigar os motivos que os levaram a tal escolha, uma vez que mesmo as respostas não sendo direcionadas para reabilitação estivessem voltadas para área de atuação do licenciado.
Palavras-chave
References
De Brito, B. B., Leal, J. D. V., Formiga, L. M. F., Frota, K. D. M. G., da Silva, A. R. V., & de Oliveira Lima, L. H. (2016). Doenças cardiovasculares: fatores de risco em adolescentes. Cogitare Enfermagem, 21(2).
Martins-Santos, C. F., Gomes, D. V., Pinto, V. S., & Barcellos, L. C. (2020). O exercÃcio fÃsico como tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. JIM-Jornal de Investigação Médica, 1(1), 26-33.
Coats, A. J. S., Adamopoulos, S., Meyer, T. E., Conway, J., & Sleight, P. (1990). Effects of physical training in chronic heart failure. The Lancet, 335(8681), 63-66.
de Oliveira, S. ., Gotto, J. R. F., Spaziani, A. O., Frota, R. S., de Souza, M. A. G., de Freitas, C. J., ... & Spaziani, L. C. (2020). Doenças do aparelho circulatório no Brasil de acordo com dados do Datasus: um estudo no perÃodo de 2013 a 2018/Diseases of the circulatory device in Brazil according to Datasus: a study from 2013 to 2018. Brazilian Journal of Health Review, 3(1), 832-846.
Folha de São Paulo, São Paulo, 21 de março de 2020 à s 12h00, versão digital. Parado, setor de academias debate saÃdas para apoiar pequenos; DisponÃvel em: <https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2020/03/parado-setor-de-academias-debate-saidas-para-apoiar-pequenos.shtml > acesso em: 18 de junho de 2020.
Martins-Santos, C. F., Gomes, D. V., Pinto, V. S., & Barcellos, L. C. (2020). O exercÃcio fÃsico como tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. JIM-Jornal de Investigação Médica, 1(1), 26-33.
Martins, W. D. A., Rosa, M. L. G., Matos, R. C. D., Silva, W. D. D. S., Souza Filho, E. M. D., Jorge, A. J. L., ... & Silva, E. N. (2020). Tendência das taxas de mortalidade por doença cardiovascular e cancer entre 2000 e 2015 nas capitais mais populosas das cinco regiões do Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 114(2), 199-206.
Oliveira, M. F. Reabilitação cardiovascular em pacientes com insuficiência cardÃaca: qual a melhor intensidade para o treinamento?. ASSOBRAFIR Ciência, 9(3), 7-12.
Raiol, R. A. (2020). Praticar exercÃcios fÃsicos é fundamental para a saúde fÃsica e mental durante a Pandemia da COVID-19/Physical exercise is essential for physical and mental health during the COVID-19 Pandemic. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 2804-2813.
Rocha, K. V., & Dias, L. F. O. B. (2020). Percepção do graduando de educação fÃsica em relação as áreas de atuação.
Thomas, J. R., Nelson, J. K., & Silverman, S. J. (2012). Métodos de pesquisa em atividade fÃsica. Artmed Editora.
Valadão, T. F. C. (2020). Efeitos de um programa de exercÃcio fÃsico combinado sobre a função cardÃaca, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardÃaca.
Submitted date:
04/27/2020
Accepted date:
05/10/2020