Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

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Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo original

Prescrição de exercícios na reabilitação cardíaca: interesse pela atuação e nível de conhecimento de alunos egressos do curso de bacharel em educação física da cidade de São Gonçalo/RJ

Francielle Marins da Costa, Raphael Almeida Silva Soares, Rubem Machado Filho

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Resumo

Atualmente as doenças cardiovasculares têm sido observadas cada vez mais em públicos mais jovens. Entretanto, um acompanhamento do nível habitual de atividade física associada a uma alimentação saudável são fatores que auxiliam na prevenção, no controle e no tratamento dessas patologias. Em alguns casos pode ser observada a insuficiente cardíaca, o que leva a tratamentos de reabilitação das funções do coração. Com base nessas informações, torna-se necessário o interesse e a qualificação específica na formação de profissionais que atuarão com a reabilitação cardíaca. A incidência de casos e taxa de mortalidade não para de crescer no Brasil. Tal fato torna-se fator condicionante e agravante do atual quadro de saúde pública. Com base nessas informações, torna-se evidente a necessidade de maior número de profissionais que possam atuar na prevenção, controle e tratamento dessas disfunções. O presente estudo teve como objetivo avaliar, por meio de questionários do goodle forms, o nível de conhecimento e o interesse pela área de reabilitação cardíaca em estudantes do 8º período de bacharel em educação física. Após a liberação do link para acesso ao questionário, 55 resultados que atenderam aos critérios de elegibilidade e participaram voluntariamente da pesquisa foram incluídos para análise dos fatos. Entre elas, n=26 homens com idade 29,8±5,3 anos e n=29 mulheres com 32,2±8,8 anos. Parece-nos que poucos são os alunos interessados em atuar com a reabilitação cardíaca, indicando ainda um alto percentual de respostas que sugerem ‘pouco capacitado(a)’ para tal área de atuação. Para além do objetivo central do presente estudo, foi possível observar uma modificação no padrão do aluno de bacharel para atuação em ambientes escolares, inclusive como primeira opção de atuação em ordem de importância. Os achados sugerem que novas pesquisas sejam realizadas para investigar os motivos que os levaram a tal escolha, uma vez que mesmo as respostas não sendo direcionadas para reabilitação estivessem voltadas para área de atuação do licenciado.

Palavras-chave

Exercícios físicos, Cardiopatias, Educação Física, Reabilitação

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Submitted date:
04/27/2020

Accepted date:
05/10/2020

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