Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/5eeb9bee0e8825373dbf3a9b
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Review Article

As violências ocultas dentro do universo esportivo feminino: uma abordagem dentro do handebol

Michelle Clerc de Matos, Thaís Bastos Xavier

Downloads: 7
Views: 802

Abstract

As violências de gênero contra a mulher assumem diversas formas, podendo ser físicas, psicológicas, sexuais, econômicas e simbólicas. Para o entendimento da mesma, é fundamental perceber que sua gênese e manutenção na sociedade estão relacionadas ao conceito de patriarcado. Estudar a participação das mulheres no esporte na contemporaneidade é um tema de grande importância, dada as polêmicas, as controvérsias, os preconceitos e os estereótipos que, ainda hoje, circundam o seu envolvimento no contexto esportivo que são ditas como violência. O objetivo do presente estudo é proporcionar um melhor embasamento sobre o tema, além de reflexões pertinentes dentro do cenário atual da mulher no esporte, fazendo uma breve revisão dos principais temas abordados na literatura exclusivamente com atletas de handebol. Diante dos resultados, a figura da mulher atleta não é tão valorizada comparativamente à figura do homem atleta. Em conclusão, nota-se que é preciso resgatar os sentimentos nobres gerados pelo esporte, ou seja, resgatar a cooperação, a solidariedade, o respeito e o companheirismo. É preciso também valorizar a mulher no cenário esportivo por suas habilidades para enfrentamento da violência no esporte e oferecer novas possibilidades de vivências no esporte, proporcionando mais visibilidade na mídia e apoio de patrocinadores, para que cada vez mais as atletas consigam ganhar espaço diante da sociedade.

Keywords

violência, atleta, mulher, esporte, handebol

Referencias

Bourdieu, Pierre. (1996). Novas reflexões sobre a dominação masculina. Gênero e saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 28-40.

Chaui, Marilene. (1998). "Ética e violência". Teoria & Debate. São Paulo. Fundação Perseu Abramo, n. 39, p 32-41.

Freitas, S. G. (2000). Mulher, esporte, sexo, imagem corporal e hipocrisia. Palestra de abertura do I Fórum de debates: Mulher & Esporte-Mitos e Verdades.

Knijnik, Jorge Dorfman; Vasconcellos, Esdras Guerreiro. (2003). Mulheres na área no país do futebol: perigo de gol. Mulher e Futebol: mitos e verdades, p. 165-175.

Knijnik, Jorge Dorfman; Simões, Antonio Carlos. (2000). Ser é ser percebido: uma radiografia da imagem corporal das atletas de handebol de alto nível no Brasil. Revista Paulista de Educação Física, v. 14, n. 2, p. 196-213.

Michaud, Yves.(1989). A violência. São Paulo, Ática.

Paim, Maria Cristina Chimelo; Strey, Marlene Neves. (2008).A face oculta das violências contra a mulher no contexto esportivo. Revista EFDeportes. com. Buenos Aires, ano, v. 12.

Paim, Maria Cristina Chimelo; Strey, Marlene Neves. (2006). Marcas da violência de gênero contra a mulher no contexto esportivo. Revista Digital-Buenos Aires, v. 11.

Paim, María Cristina Chimelo; Strey, Marlene Neves. (2007). Violência no contexto esportivo: Uma questão de gênero?. Lecturas: Educación física y deportes, n. 108, p. 20.

Strey, Marlene Neves; De Azambuja, Mariana Porto Ruwer; Jaeger, Fernanda Pires. (2004).  Violência, gênero e políticas públicas. Edipucrs.

STrey, Marlene Neves; GC, Werba. (2012). Longe dos olhos, longe do coração: Ainda a invisibilidade da violência contra a mulher. Grossi PK, Werba GC, organizadores. Violências e gênero: Coisas que a gente não gostaria de saber. Porto Alegre: Edipucrs, p. 73-83.

Stornes, tor; Roland, Erling. (2004). Handball and aggression: An investigation of adolescent handball players’ perceptions of aggressive behavior. European Journal of Sport Science, v. 4, n. 1, p. 1-13.


Submitted date:
02/05/2020

Accepted date:
15/06/2020

5eeb9bee0e8825373dbf3a9b ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections