Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

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Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo original

O fenômeno do afastamento de discentes de educação física das aulas práticas

Patrícia Amaral, Giannina Espírito-Santo, Renata Osborne, Carlos A. F. Silva

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Resumo

Durante alguns anos, a partir da observação das aulas práticas de Ginástica Artística em uma universidade particular, foi possível perceber as dificuldades encontradas, por alguns alunos, em realizar determinados exercícios e outros que se recusavam a participar das aulas. Este fato foi motivador para o desenvolvimento deste estudo e gerou a seguinte questão: que motivos podem contribuir no afastamento dos alunos de educação física das aulas práticas durante sua formação acadêmica? Os objetivos do estudo foram: i) analisar os fatores que levam os discentes de educação física de uma universidade privada no estado do Rio de Janeiro a não participarem das aulas práticas; ii) identificar as expectativas e o interesse de participação dos alunos em relação às aulas práticas; iii) mapear as variáveis que podem contribuir na não participação dos alunos nas aulas práticas; iv) apontar as disciplinas de maior importância e as disciplinas que apresentam desmotivação, na visão dos discentes, em sua formação; e v) verificar o entendimento de prática na preparação profissional dos graduandos. Trata-se de um estudo de caso, com característica descritiva e uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 142 questionários, divididos em três partes: a) questões relacionadas a informações socioeconômicas dos participantes; b) diagnóstico sobre questões relacionadas à sua formação na Educação Básica e c) diagnóstico sobre as questões relativas à participação nas aulas práticas em sua formação acadêmica. Os resultados apontaram, com relação às dificuldades encontradas pelos discentes que possam contribuir para a não participação das aulas práticas, respostas referentes a problemas físicos, aulas monótonas, falta de avaliação, o professor não dominar o conteúdo, brincadeiras realizadas durante a execução das aulas e a vinda diretamente do trabalho. Ficou claro diante das respostas obtidas no estudo, que ainda existem lacunas a serem preenchidas na questão relacionada à vivência das práticas corporais nas instituições de nível superior. O que se pode inferir, é que esses alunos tiveram ao longo da vida, poucas experiências motoras, carregando dificuldades ao longo da vida. De forma geral, os resultados obtidos neste estudo, apontam fatores múltiplos, desde as dificuldades próprias dos nossos alunos até as de cunho institucional, passando por cobranças sociais e enraizamentos ancorados no processo de formação básica.

Palavras-chave

Educação Física, Competências e Habilidades, Violência Escolar.

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Submitted date:
05/06/2019

Reviewed date:
07/01/2019

Accepted date:
07/20/2019

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