Human and Social Development Review - ISSN 2675-8245
https://app.periodikos.com.br/journal/hsdr/article/5fc1636e0e88256e15f5cc93

Human and Social Development Review - ISSN 2675-8245

Original Article

O poder disciplinar e a coerção na escola: um relato de experiência

Fabiana da Silva Conceição, Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Downloads: 2
Views: 232

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a coerção e o poder disciplinar em uma escola pública do município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro, a partir das experiências vivenciadas pela pesquisadora, enquanto coordenadora pedagógica da escola investigada.

Palavras-chave

Educação, Pedagogia, Relações de poder

References

Althusser. L. (2003). Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado. Introdução Crítica de J. A. Guilhon Albuquerque. SP: Graal.

Aquino, J. G (org.). (1996). Indisciplina na Escola – alternativas teóricas e práticas. SP: Summus.

Bourdieu, P. (1989). O Poder Simbólico. Rio de janeiro: Bertrand Brasil S. A.

Sposito, M.P.A. (2004). Instituição escolar e a violência IN: CARVALHO. J.S. (org.) Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes.

Foucault, M. (2004). Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes.

Foucault, M. (2006). Microfísica do Poder. RJ: Graal.

Foucault, M. (1982). A Vontade de Saber (História da Sexualidade I). Rio de Janeiro: Graal.

Freire, P. A. (2003). Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Guimarães, A. M. (2005). A Dinâmica da Violência Escolar – conflitos e ambiguidade. São Paulo: Autores Associados.

Guirado, M. (1996). Poder Indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. IN: Aquino, J.G. (org.). Indisciplina na Escola – alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.

Murad, M., Santos, R. F., & Silva, C. A. F. (Org.). (2018). Escolas, Violências e Educação Física. Rio de Janeiro: Jaguatirica.

Oliveira, L. R. (2003). O Sujeito como Interface na Escola que Reproduz e que transforma. Tese de Doutorado. SP: Faculdade de educação, USP.

Silva, C. A. F., & Votre, S. J. (2009). Encanto e fascínio: dimensões da sedução na educação. Pensar a Prática, 12(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6740

Taille. Y. I. (1996). Indisciplina e o sentimento de vergonha. IN: AQUINO J. G. (Org.). Indisciplina na Escola – alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.


Submitted date:
05/27/2020

Accepted date:
08/10/2020

5fc1636e0e88256e15f5cc93 hsdr Articles
Links & Downloads

HSDR

Share this page
Page Sections