DIREITO FISIOTERAPÊUTICO: CONHECIMENTOS FORENSES QUE FAZEM DIFERENÇA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL E NA PREVENÇÃO DO ERRO FISIOTERAPÊUTICO.
Ricardo Wallace das Chagas Lucas
Resumo
O presente artigo científico tem como objetivo abordar a importância do conhecimento em Direito Fisioterapêutico para a atuação profissional e a prevenção do erro fisioterapêutico. Através de uma análise aprofundada dos aspectos legais que norteiam a profissão, o artigo destaca a relevância de estar ciente das responsabilidades civil, criminal e ética que recaem sobre o fisioterapeuta. Além disso, o artigo apresenta conceitos jurídicos relevantes, como culpa, dolo, imprudência, negligência e imperícia, e discute as implicações legais do erro fisioterapêutico. Por fim, o artigo ressalta a importância de um aprofundamento nos conhecimentos em Direito Fisioterapêutico para que o profissional possa prestar serviços com qualidade e segurança, além de explorar as possibilidades de atuação em áreas como consultoria, assessoria, perícia e arbitragem.
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, A V. Curso de direito Civil: Teoria geral das obrigações/ 7. ed. rev. e atual – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais 1998 – p. 238.
COSTA NETO J. Considerações sobre crimes de perigo abstrato e crimes negligentes (ou culposos) à luz de novas perspectivas: Figueiredo Dias, Claus Roxin e Günther Stratenwerth, 2011. 56p. Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. 2011.
GONÇALVES, C R. Direito civil brasileiro, volume 4: responsabilidade civil / Carlos Roberto Gonçalves. — 7. ed. — São Paulo: Saraiva, 2012. 1. Direito civil 2. Direito civil - Brasil I.
LUCAS, R W C. Fisioterapia Forense. Atuação Fisioterapêutica na Justiça Estatal e Provada. 4 ed. Florianópolis. Rocha. 2016.
STOCO, R. Tratado de responsabilidade civil: doutrina e jurisprudência. 7 ed. São Paulo Editora Revista dos Tribunais, 2007.
Submetido em:
01/05/2024
Revisado em:
16/05/2024
Aceito em:
17/05/2024