social meeting scientific journal
https://app.periodikos.com.br/journal/esocialbrasil/article/66ad7ae0a95395432f1a5a23
social meeting scientific journal
paper 06

Jogos mortais: Análise dos fatores contemporâneos e sua correlação com os “desafios” que levam ao suicídio em adolescentes

Deadly games: Analysis of contemporary factors and their correlation with the "challenges" that lead to suicide in adolescents

Juegos mortales: análisis de los factores contemporáneos y su correlación con los "desafíos" que conducen al suicidio de los adolescentes

Amanda Souza de Oliveira Cruz Thalita Lacerda Nobre (orientadora)

Downloads: 0
Views: 184

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os vínculos familiares contemporâneos e a utilização de dispositivos de internet e redes sociais digitais por adolescentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com revisão narrativa de literatura que buscou problematizar, a partir de autores contemporâneos como Castells, Bauman, Kehl, Cerveny, entre outros, acerca do mal-estar e ansiedade em sujeitos conectados, que podem sofrer com distorção da realidade e buscarem situações de risco, como os “desafios” direcionados por “curadores” que os levam à autolesão e até ao suicídio. São apresentados 3 jogos que se tornaram famosos nas mídias entre os anos 2017 e 2022. Os resultados obtidos dão conta de que o adolescente necessita de suporte familiar e orientação para que possa construir sentido nas experiências. A ausência dessa construção pode levar ao sofrimento intenso.

Palavras-chave

família; vínculo; baleia azul; momo; suicídio.

Abstract

The aim of this paper is to discuss contemporary family ties and the use of internet devices and digital social networks by teenagers. This is a qualitative, exploratory study, with a narrative literature review that sought to problematize, based on contemporary authors such as Castells, Bauman, Kehl, Cerveny, among others, about the unease and anxiety in connected subjects, who can suffer from distortion of reality and seek risky situations, such as "challenges" directed by "curators" that lead them to self-injury and even suicide. Three games that became famous in the media between 2017 and 2022 are presented. The results show that adolescents need family support and guidance so that they can make sense of their experiences. The absence of this can lead to intense suffering. 

Keywords

family; bond; blue whale; momo; suicide.

Resumen

El objetivo de este trabajo es discutir los vínculos familiares contemporáneos y el uso de dispositivos de internet y redes sociales digitales por adolescentes. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio, con revisión bibliográfica narrativa que busca problematizar, a partir de autores contemporáneos como Castells, Bauman, Kehl, Cerveny, entre otros, el malestar y la ansiedad de los individuos conectados, que pueden sufrir distorsión de la realidad y buscar situaciones de riesgo, como "desafíos" dirigidos por "curadores" que los llevan a la autolesión e incluso al suicidio. Se presentan tres juegos que se hicieron famosos en los medios entre 2017 y 2022. Los resultados muestran que los adolescentes necesitan apoyo y orientación familiar para poder dar sentido a sus experiencias. La ausencia de esto puede conducir a un intenso sufrimiento. 

Palabras clave

familia; vínculo; ballena azul; momo; suicidio.

References

  • BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2004.
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2005.
  • ______. Medeiros, Carlos Alberto. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. A família como modelo: desconstruindo a patologia. Campinas: Livro Pleno, 2000. 158p.
  • CEZAR-FERREIRA, V. A. M.; Família, separação e mediação: uma visão psicojurídica. São Paulo: Editora Método, 2004.
  • DALRYMPLE, Theodore. Nossa cultura... ou o que restou dela. São Paulo, SP: É realizações editora, 2015.
  • DE NEGREIROS, Elayne Ferreira; DA SILVA GAMBARDELLA, Viviane Ferreira; ALENCAR, Alecrides Marques. Incitação/instigação e indução ao suicídio por meio do jogo digital boneca momo: análise documental. Psicologia Argumento, v. 39, n. 104, p. 199-221, 2021.
  • 'DESAFIO DO DESODORANTE': SAIBA O QUE É A COMPETIÇÃO QUE MATOU MENINO DE 10 ANOS EM MG. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/08/26/desafio-do-desodorante-menino-de-10-anos-morre-em-bh-apos-inalar-aerossol.htm
  • KEHL, Maria Rita. Em defesa da família tentacular, 2003. Direito de Família e Psicanálise. Rumo a nova epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, p. 163-176, 2017.
  • LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Ed. Sulina, 7. ed., Porto Alegre, 2015
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, 2010.
  • MARUCO, Fábia de Oliveira Rodrigues; RAMPAZZO, Lino. O Suicídio no Contexto Escolar: o complexo e emergente fenômeno através do bullying e dos desdobramentos do jogo virtual baleia azul. 2020 by Atena Editora Copyright© Atena Editora Copyright do Texto© 2020 Os autores Copyright da Edição© 2020 Atena Editora, p. 136, 2020.
  • RODRIGUES, A. G.; SILVA, A. A. A rede social e os tipos de apoio recebidos por idosos institucionalizados. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 159-170, mar.2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180998232013000100016&lng=pt&nrm> Acesso em: 03 de fevereiro de 2024.
  • SEBASTIÃO, M. Estudo aponta que taxas de suicídio e autolesões aumentam no Brasil. Portal da Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/02/estudo-aponta-que-taxas-de-suicidio-e-autolesoes-aumentam-no-brasil. Acesso em: 26 de abril de 2024.

Submitted date:
03/15/2024

Reviewed date:
06/28/2024

Accepted date:
07/05/2024

Publication date:
08/03/2024

66ad7ae0a95395432f1a5a23 esocialbrasil Articles
Links & Downloads

somesj

Share this page
Page Sections