O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H): um desafio para a prática clínica em Psicologia
The diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): a challenge for clinical practice in psychology
El diagnóstico del Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH): un reto para la práctica clínica en psicología
Mariane Menezes Roldan Hilda Rosa Capelão Avoglia (orientadora)
Resumo
O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ainda é um desafio,pois não há marcadores biológicos ou exames que comprovem sua presença. Ademais, alguns dos sintomas são compatíveis com os sintomas presentes em outros transtornos, como o Transtorno Específico da Aprendizagem, Transtorno de Oposição Desafiante, Transtorno do Espectro Autista, entre outros. Desse modo, corre-seo risco de não somenteo diagnóstico ser impreciso, mas de havera prescrição desnecessária de psicofármacos. Um transtorno capaz de ser mascarado pelo diagnóstico de TDAH de outra área da saúde é o Transtorno do Processamento AuditivoCentral (TPAC), que se caracteriza pela dificuldade em interpretar estímulos verbais, recebidos via audição, principalmente em sequência, e pode ser confundido com déficit atencional quetambém é encontrado no TDAH. Além disso, pode haver implicações afetivo-emocionais nos dois transtornos. Assim, o presente capítulo teve como objetivo apresentar o TDAH em seus aspectos diagnósticos e suas implicações na vida escolar e social dos indivíduos que apresentam os sintomas do transtorno. Foi elaborada uma revisão da literatura, além de uma análise crítica acerca das dificuldades no processo diagnóstico. Os resultados apontaram que a avaliação do TDAH se constitui em um desafio a ser enfrentado por psicólogos e demais profissionais da saúde que buscam a compreensão das repercussões na vida das pessoas.
Palavras-chave
Abstract
The diagnosis of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is still a challenge, as there are no biological markers or tests to prove its presence. Furthermore, some of the symptoms are compatible with those present in other disorders, such as Specific Learning Disorder, Oppositional Defiant Disorder, Autistic Spectrum Disorder, among others. This risks not only inaccurate diagnosis, but also unnecessary prescription of psychotropic drugs. One disorder that can be masked by a diagnosis of ADHD from another area of health is Central Auditory Processing Disorder (CAPD), which is characterized by difficulty in interpreting verbal stimuli received via hearing, especially in sequence, and can be confused with attentional deficit, which is also found in ADHD. In addition, there may be affective-emotional implications in both disorders. The aim of this chapter was therefore to present ADHD in terms of its diagnostic aspects and its implications for the school and social life of individuals who show symptoms of the disorder. A literature review was carried out, as well as a critical analysis of the difficulties in the diagnostic process. The results showed that assessing ADHD is a challenge to be faced by psychologists and other health professionals who seek to understand the repercussions on people's lives.
Keywords
Resumen
Diagnosticar el Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) sigue siendo un reto, ya que no existen marcadores biológicos ni pruebas que demuestren su presencia. Además, algunos de los síntomas son compatibles con los presentes en otros trastornos, como el Trastorno Específico del Aprendizaje, el Trastorno Oposicionista Desafiante o el Trastorno del Espectro Autista, entre otros. Se corre así el riesgo no sólo de un diagnóstico inexacto, sino también de la prescripción innecesaria de psicofármacos. Un trastorno que puede ser enmascarado por un diagnóstico de TDAH de otra área de la salud es el Trastorno del Procesamiento Auditivo Central (TPAAC), que se caracteriza por la dificultad en la interpretación de los estímulos verbales recibidos por vía auditiva, especialmente en secuencia, y puede confundirse con el déficit atencional, que también se encuentra en el TDAH. Además, puede haber implicaciones afectivo-emocionales en ambos trastornos. El objetivo de este capítulo fue, por lo tanto, presentar el TDAH en sus aspectos diagnósticos y sus implicaciones en la vida escolar y social de los individuos que presentan síntomas del trastorno. Se realizó una revisión bibliográfica, así como un análisis crítico de las dificultades en el proceso diagnóstico. Los resultados mostraron que la evaluación del TDAH es un reto al que deben enfrentarse los psicólogos y otros profesionales de la salud que buscan comprender las repercusiones en la vida de las personas.
Palabras clave
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Submitted date:
03/15/2024
Reviewed date:
06/28/2024
Accepted date:
07/05/2024
Publication date:
08/02/2024