Treinamento de Pais: um instrumento de prevenção e intervenção dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Parent Training: a prevention and intervention tool within Cognitive-Behavioral Therapy.
Entrenamiento de padres: una herramienta de prevención e intervención dentro de la Terapia Cognitivo-Conductual.
Thaís Cavalcanti Costa Souza Daisy Inocencia Margarida de Lemos (orientadora)
Resumo
Pesquisas têm demonstrado que o Treinamento de Pais é eficaz para prevenir e intervir nos problemas comportamentais infantis através da modificação das práticas educativas negativas em práticas educativas positivas. Este artigo foi originado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar na literatura o Treinamento de Pais dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental como um instrumento de prevenção e de intervenção no desenvolvimento de comportamentos disfuncionais infantis. O método empregado foi a revisão narrativa da literatura e as buscas por estes materiais foram feitas nas bases de dados ‘Scielo’, ‘Google Acadêmico’ e ‘Pepsic’, por meio da utilização das palavras-chave ‘terapia cognitivo-comportamental’, ‘treinamento de pais’, ‘práticas educativas’, ‘orientação parental’ e ‘estilos parentais’. Concluiu-se, por meio de análise, que o Treinamento de Pais tem um caráter preventivo, pois tem a capacidade de evitar consequências ou progressos de novos comportamentos disfuncionais, bem como um caráter interventivo por agir em comportamentos que já estão instalados e por modificar os métodos educativos existentes. Portanto, o Treinamento de Pais é eficaz para modificação das práticas educativas parentais e para redução de problemas comportamentais infantis.
Palavras-chave
Abstract
Research has shown that Parent Training is effective in preventing and intervening in children's behavioral problems by changing negative educational practices into positive educational practices. This article is the result of a study whose aim was to investigate the literature on Parent Training within Cognitive-Behavioral Therapy as a tool for prevention and intervention in the development of dysfunctional behaviors in children. The method employed was a narrative review of the literature and searches for these materials were carried out in the 'Scielo', 'Google Scholar' and 'Pepsic' databases, using the keywords 'cognitive-behavioral therapy', 'parent training', 'educational practices', 'parental guidance' and 'parenting styles'. It was concluded, through analysis, that Parent Training has a preventive character, as it has the ability to avoid consequences or the progression of new dysfunctional behaviors, as well as an interventional character by acting on behaviors that are already installed and by modifying existing educational methods. Therefore, Parent Training is effective in modifying parental educational practices and reducing children's behavioral problems.
Keywords
Resumen
La investigación ha demostrado que el Entrenamiento de Padres es eficaz para prevenir e intervenir en los problemas de conducta de los niños, cambiando las prácticas educativas negativas por prácticas educativas positivas. Este artículo es el resultado de un estudio cuyo objetivo fue investigar la literatura sobre el Entrenamiento de Padres dentro de la Terapia Cognitivo-Conductual como herramienta de prevención e intervención en el desarrollo de conductas infantiles disfuncionales. El método empleado fue una revisión narrativa de la literatura y la búsqueda de estos materiales se realizó en las bases de datos 'Scielo', 'Google Scholar' y 'Pepsic', utilizando las palabras clave 'cognitive-behavioural therapy', 'parent training', 'educational practices', 'parental guidance' y 'parenting styles'. A través del análisis se llegó a la conclusión de que el Entrenamiento de Padres tiene un carácter preventivo, ya que tiene la capacidad de evitar las consecuencias o la progresión de nuevas conductas disfuncionales, así como un carácter interventivo al actuar sobre conductas ya instauradas y modificar los métodos educativos existentes. Por lo tanto, el Entrenamiento de Padres es eficaz para modificar las prácticas educativas parentales y reducir los problemas de conducta de los niños.
Palabras clave
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Submetido em:
15/03/2024
Revisado em:
28/06/2024
Aceito em:
05/07/2024
Publicado em:
02/08/2024