Sob a vigilância do Grande Irmão: o adoecimento psíquico dos professores na era da Business Intelligence.
Under the surveillance of Big Brother: the psychological illness of teachers in the age of Business Intelligence.
Bajo la vigilancia del Gran Hermano: la enfermedad psicológica de los profesores en la era de la Inteligencia Empresarial.
Thiago Conrado Justo Thalita Lacerda Nobre (orientadora)
Resumo
Este trabalho se fundamenta na análise de Michel Foucault sobre a escola moderna como um mecanismo disciplinar que objetiva discursos e práticas disciplinares, influenciando os processos de subjetivação dos sujeitos conforme um regime de regras erigido pelas relações de saber-poder na sociedade moderna. Destaca-se que a escola, ao se configurar como um ambiente propício para a criação e aplicação de práticas discursivas disciplinares, tornou-se a principal instituição disciplinar, apesar da concepção moderna de autonomia intelectual. A pesquisa também analisa, a partir de referenciais teóricos da psicologia, a constituição da subjetividade. Além disso, filia-se à análise de Christophe Dejours para investigar os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico dos professores da rede pública do Estado de São Paulo.
Palavras-chave
Abstract
This work is based on Michel Foucault's analysis of the modern school as a disciplinary mechanism that targets disciplinary discourses and practices, influencing the subjectivation processes of subjects according to a regime of rules erected by the relations of knowledge and power in modern society. It highlights the fact that the school, by configuring itself as an environment conducive to the creation and application of disciplinary discursive practices, has become the main disciplinary institution, despite the modern concept of intellectual autonomy. The research also analyzes the constitution of subjectivity using theoretical references from psychology. It also draws on the analysis of Christophe Dejours to investigate the factors that contribute to the psychological illness of public school teachers in the state of São Paulo.
Keywords
Resumen
Este trabajo se basa en el análisis de Michel Foucault sobre la escuela moderna como mecanismo disciplinario que dirige discursos y prácticas disciplinarias, influyendo en los procesos de subjetivación de los sujetos según un régimen de reglas erigido por las relaciones de saber y poder en la sociedad moderna. Destaca que la escuela, al configurarse como un ambiente propicio para la creación y aplicación de prácticas discursivas disciplinarias, se ha convertido en la principal institución disciplinaria, a pesar del concepto moderno de autonomía intelectual. La investigación también analiza la constitución de la subjetividad utilizando referencias teóricas de la psicología. También se basa en el análisis de Christophe Dejours para investigar los factores que contribuyen a la enfermedad psicológica de los profesores de escuelas públicas del estado de São Paulo.
Palabras clave
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Submetido em:
15/03/2024
Revisado em:
28/06/2024
Aceito em:
05/07/2024
Publicado em:
07/07/2024