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Programa Nacional de Assistência Estudantil e suas repercussões no processo formativo do estudante

The National Student Assistance Program and its repercussions on the student's educational process.

El Programa Nacional de Asistencia a los Estudiantes y sus repercusiones en el proceso de formación de los estudiantes.

Dilma Sérgio Rodrigues de Lima Daisy Inocencia Margarida de Lemos (orientadora)

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Resumo

Frente à importância assumida pela Assistência Estudantil desde 2010, com a promulgação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), esta revisão realiza uma reflexão sobre o impacto dos serviços e ações de Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos cursos dos estudantes de universidades públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sistemática, utilizando desenho metodológico PRISMA. Desse modo, foram usados como descritores: assistência estudantil, estudante, evasão, permanência, a partir das bases de dados: https://www.scielo.br e https://lilacs.bvsalud.org, considerando o período de janeiro de 2015 adezembro de 2021. Os resultados, após o processo de sistematização com uso dos referidos descritores, somaram 5 artigos que apontaram os resultados da pesquisa. Essa revisão traz os resultados de pesquisas consistentes e abrangentes sobre assistência estudantil e seus efeitos na vida acadêmica dos estudantes, informações importantes e atuais contribuindo para elucidar os desafios da permanência e êxito do estudante.

Palavras-chave

assistência estudantil; estudante; evasão; permanência.

Abstract

In view of the importance assumed by Student Assistance since 2010, with the enactment of the National Student Assistance Plan (PNAES), this review reflects on the impact of Student Assistance services and actions on the permanence and completion of courses by students at public universities. This is a systematic bibliographical research using the PRISMA methodological design. The descriptors used were: student assistance, student, evasion, permanence, from the databases: https://www.scielo.br and https://lilacs.bvsalud.org, considering the period from January 2015 to December 2021. The results, after the systematization process using these descriptors, amounted to 5 articles that showed the results of the research. This review provides the results of consistent and comprehensive research into student assistance and its effects on students' academic lives, as well as important and up-to-date information, helping to shed light on the challenges of student permanence and success.

Keywords

student assistance; student; dropout; permanence.

Resumen

Dada la importancia de la Asistencia al Estudiante desde 2010, con la promulgación del Plan Nacional de Asistencia al Estudiante (PNAES), esta revisión reflexiona sobre el impacto de los servicios y acciones de Asistencia al Estudiante en la permanencia y finalización de los cursos por parte de los estudiantes de las universidades públicas. Se trata de una investigación bibliográfica sistemática que utiliza el diseño metodológico PRISMA. Los descriptores utilizados fueron: asistencia al estudiante, estudiante, evasión, permanencia, de las bases de datos: https://www.scielo.br y https://lilacs.bvsalud.org, considerando el período de enero de 2015 a diciembre de 2021. Los resultados, luego del proceso de sistematización mediante los descriptores mencionados, ascendieron a 5 artículos que mostraron los resultados de la investigación. Esta revisión ofrece los resultados de una investigación consistente y exhaustiva sobre la asistencia estudiantil y sus efectos en la vida académica de los estudiantes, así como información importante y actualizada que ayuda a dilucidar los retos de la permanencia y el éxito estudiantil.

Palabras clave

asistencia al estudiante; estudiante; abandono; permanencia.

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Submitted date:
15/03/2024

Reviewed date:
28/06/2024

Accepted date:
05/07/2024

Publication date:
07/07/2024

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