Violência e indisciplina nas Escolas Públicas de Ensino Médio: Estudo sobre a utilização do Projeto sobre valores morais.
Violence and indiscipline in Public High Schools: A study on the use of the Moral Values Project.
Violencia e indisciplina en los institutos públicos: Un estudio sobre el uso del Proyecto de Valores Morales.
José Roberto Gomes Daisy Inocencia Margarida de Lemos (orientadora)
Resumo
Este artigo refere-se a dados parciais de uma pesquisa exploratória que abordou sobre valores morais nas escolas públicas de ensino médio, na Baixada Santista. Tem como objetivo tecer algumas considerações sobre assuntos, tais como: as escolas e as violências; a atuação da escola e a família: parceria fundamental no combate à violência; educação em valores morais; a sociedade atual e a necessidade de educação em valores morais, além de discorrer sobre a utilização do projeto valores como estratégia que visa programar atividades para o desenvolvimento de valores em educação moral nas escolas cívico militares com baixo IDEB, além das diretrizes das escolas cívico militares e as leis educacionais. Para o artigo, o método utilizado foi pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos proporcionaram o panorama sobre o tema, fornecendo dados importantes para a realização posterior de opesquisa de campo, exploratória e qualitativa, que foi desenvolvida em escola pública da região da Baixada Santista.
Palavras-chave
Abstract
This article refers to partial data from an exploratory study on moral values in public high schools in Baixada Santista. It aims to make some considerations on subjects such as: schools and violence; the role of the school and the family: a fundamental partnership in the fight against violence; education in moral values; today's society and the need for education in moral values, as well as discussing the use of the values project as a strategy that aims to program activities for the development of values in moral education in civic-military schools with low IDEB, in addition to the guidelines of civic-military schools and educational laws. For the article, the method used was bibliographical research and the results obtained provided an overview of the topic, providing important data for subsequent exploratory and qualitative field research, which was carried out in a public school in the Baixada Santista region.
Keywords
Resumen
Este artículo se refiere a datos parciales de un estudio exploratorio sobre los valores morales en las escuelas secundarias públicas de la región de la Baixada Santista. Pretende hacer algunas observaciones sobre temas como: escuela y violencia; el papel de la escuela y de la familia: una alianza fundamental en la lucha contra la violencia; educación en valores morales; la sociedad actual y la necesidad de la educación en valores morales, además de discutir la utilización del proyecto valores como estrategia que pretende programar actividades para el desarrollo de valores en la educación moral en escuelas cívico-militares con bajo IDEB, además de las directrices para escuelas cívico-militares y leyes educativas. Para el artículo, el método utilizado fue la investigación bibliográfica y los resultados obtenidos proporcionaron una visión general del tema, aportando datos importantes para la posterior investigación de campo exploratoria y cualitativa, que se llevó a cabo en una escuela pública de la región de la Baixada Santista.
Palabras clave
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Submitted date:
15/03/2024
Reviewed date:
28/06/2024
Accepted date:
05/07/2024
Publication date:
06/07/2024